O jornalista Evaristo Costa, 48 anos, recentemente falou sobre sua batalha contra a doença de Crohn. Durante entrevista ao podcast PodCringe, divulgada na última quinta-feira (26), Costa revelou detalhes sobre sua rápida perda de peso e os desafios que tem enfrentado por conta da condição.
Em somente três semanas, o jornalista contou que perdeu 22 kg. “Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99, porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim […] aí cortaram o remédio”, relatou Evaristo Costa.
O que aconteceu com Evaristo Costa?
Apesar de ter recebido elogios pelo novo corpo, ele enfatizou que o emagrecimento não foi saudável. “Às vezes, as pessoas falam assim: ‘Que legal, você tá bem magrinho, barriga chapadinha’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou.”
Dá para viver sem o baço e sem um rim? Ex-BBB Rodrigão dá detalhes de cirurgia
Devido a condição inflamatória crônica no intestino, Evaristo Costa descreveu a sensação “como se estivesse definhando”. Ele também relatou sobre a incapacidade de reter nutrientes dos alimentos como outro desafio: “Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim.”
A imunidade baixa também é outro problema. Ele relembrou de quando foi internado com sepse após uma infecção nas amígdalas, “porque eu estava com a imunidade no pé.”
O que é a doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal. Embora sua causa seja desconhecida, fatores como predisposição genética, alterações no sistema imunológico e hábitos alimentares podem contribuir para seu desenvolvimento.
Os sintomas característicos da doença são: dor abdominal e cólicas, diarreia, perda de peso, cansaço, sangramento retal e perda de apetite. Outros sinais podem incluir sangue nas fezes, lesões na pele, febre, problemas oculares e dores articulares.
Preta Gil diz que está usando fraldas: entenda como fica a vida após a amputação do reto
O diagnóstico da doença de Crohn geralmente envolve uma avaliação clínica detalhada dos sintomas e histórico médico do paciente. Apesar da ausência de cura definitiva, alguns tratamentos controlam os sintomas e ajudam melhorar a qualidade de vida dos afetados.
Os tratamentos incluem:
- Medicamentos: utilizados em casos agudos para reduzir a inflamação e aliviar sintomas. Podem incluir imunossupressores, esteroides, antibióticos e aminossalicilatos;
- Dieta: uma alimentação adaptada é crucial para pacientes com Crohn. Recomenda-se refeições pequenas e frequentes, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar, ultraprocessados e bebidas cafeinadas;
- Cirurgia: indicada quando outros tratamentos não são eficazes ou em casos de complicações graves como obstrução intestinal ou fístulas.
Sem tratamento adequado, a doença pode levar a complicações sérias como obstruções intestinais, abscessos, fissuras anais, úlceras e até câncer colorretal.
Leia também:
Quando o Ozempic não funciona: famosos enfrentam dificuldades com a injeção
Depressão pós-trauma? Entenda o que está havendo com ator de ‘Friends’ após morte de colega