As influenciadoras Viih Tube e Duda Reis chamaram atenção nas redes sociais ao revelarem que passaram por um combo de cirurgias plásticas após a maternidade. A prática, batizada de Mommy Makeover, tem ganhado cada vez mais espaço entre brasileiras que buscam recuperar a autoestima após o parto.
O termo, que surgiu nos Estados Unidos, refere-se à combinação de procedimentos estéticos realizados em um único momento cirúrgico. A ideia é corrigir alterações no corpo decorrentes da gestação e da amamentação — principalmente no abdômen e nas mamas.
“Aqui no Brasil, vemos em consultório uma procura cada vez maior, principalmente influenciada pelas redes sociais e celebridades”, afirma a médica cirurgiã plástica pela USP, Giulia Godoy. “Basicamente é o que chamamos de cirurgia tripla que combina normalmente: lipoaspiração, mamoplastia (mama redutora, mastopexia com próteses) e abdominoplastia”, explica.
A seguir, a especialista lista as principais dúvidas sobre a tendência. Confira:
Fazer várias cirurgias ao mesmo tempo é seguro?
Segundo a médica, os riscos aumentam à medida que se amplia a área corporal operada. “Sim, principalmente por serem em áreas diferentes. Isso porque quanto maior a área do corpo, maior será o trauma cirúrgico e, consequentemente, maior o tempo de duração da cirurgia, principalmente na lipoaspiração, que é uma cirurgia grande”, explica.
“Com isso, maiores são as chances de tromboembolismo, edema pulmonar e outras complicações”, alerta a especialista.
Cirurgias combinadas ou separadas: qual é melhor?
De acordo com Giulia, as cirurgias feitas de forma combinada podem representar mais praticidade para a paciente. “Quando fazemos todos os procedimentos em uma cirurgia só, facilita em termos de tempo de recuperação do paciente. Ao invés dele precisar parar em vários momentos da sua vida para a recuperação, o fará ao mesmo tempo e isso facilita.”
Porém, o corpo também sente mais. “A recuperação é mais intensa neste curto período. Quando as cirurgias são separadas, você sobrecarrega menos o seu corpo, diminui as chances de ter complicações no pós-operatório.”
A médica ressalta que a decisão deve ser feita com cuidado: “É uma conversa importante entre médico e paciente, para entender qual a melhor decisão, priorizando sempre a saúde da paciente.”
Quando é seguro operar após o parto?
O tempo ideal para fazer um Mommy Makeover varia. “Precisa pensar se a paciente ainda está amamentando — é preciso esperar entre três e seis meses após o término da amamentação —, principalmente no caso de procedimentos cirúrgicos na mama, pois o risco de infecção na mama enquanto a paciente produz leite é bem mais alto”, explica a cirurgiã.
Ela também alerta para outros fatores: “Além disso, é importante esperar para ver se os exames normalizaram, pois normalmente a paciente, durante a gestação, acaba tendo anemia e outras deficiências de vitamina. Então, é preciso esperar estar tudo bem redondinho para poder operar a paciente.”
De forma geral, a recomendação médica costuma variar entre 6 a 12 meses após o parto, considerando todos esses aspectos.
Resumo:
A combinação de cirurgias plásticas conhecida como Mommy Makeover tem ganhado espaço entre mães, especialmente após influenciadoras como Viih Tube e Duda Reis compartilharem suas experiências. Segundo a cirurgiã Giulia Godoy, os procedimentos podem ser eficazes, mas exigem avaliação individual, cuidados no pós-operatório e tempo adequado após o parto.
Leia também:
Conheça os riscos da blefaroplastia