A equipe que cuida das redes sociais de Bruna Griphao, do BBB 23, alertou os seguidores da atriz, na noite da última segunda-feira (3), sobre o transtorno alimentar que ela sofre. Em um compilado de vídeos postado no Instagram, a jovem aparece tendo episódios de compulsão alimentar e falando sobre o assunto com Larissa.
“Estou comendo que nem uma louca, não consigo parar”, ressalta Bruna Griphao, antes de reclamar do próprio corpo: “Eu não quero tomar banho, não quero colocar biquíni. Aliás, não quero ficar de biquíni. Nada cabe em mim.”
O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), popularmente conhecido apenas como Transtorno Alimentar, é caracterizado quando a pessoa ingere uma grande quantidade de comida em um curto período, mesmo quando não está com fome.
“Ele se caracteriza por episódios recorrentes de compulsão alimentar, quando a pessoa come tudo o que vê pela frente, praticamente ingerindo de uma vez tudo o que tem na geladeira ´por exemplo”, explica o psiquiatra Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista.
O QUE CARACTERIZA A COMPULSÃO?
Durante uma crise, a pessoa sente falta de controle sobre seu próprio comportamento alimentar. Após os episódios, vivência ainda um sentimento de culpa, angústia ou vergonha.
Mas, atenção: esses episódios de crise precisam acontecer, em média, uma vez por semana, ao longo de um período de três meses, para serem caracterizados como Transtorno Alimentar.
“Importante ressaltar que esse comportamento não pode ser seguido por vômito ou uso de laxantes para poder caracterizar o transtorno”, acrescenta o especialista.
EXISTE TRATAMENTO?
Sim, e normalmente se divide entre o uso de medicação e de sessões de psicoterapia, justamente para tentar trabalhar as questões psicológicas relacionadas às crises, ao quadro em si e os sentimentos envolvidos. “Atualmente, também existem medicamentos que já são indicados para esses casos e que podem trazer um grande benefício para os pacientes”, completa Bottura.