O isolamento social, causado pela pandemia da covid-19, foi o pontapé para o crescimento do estilo de trabalho home office, mas a verdade é que ele veio para ficar.
Diversas empresas já deixaram de pagar seus aluguéis e de terem espaços físicos para, agora, construírem um modelo de trabalho totalmente remoto. O que levou a maioria dos funcionários a terem que trabalhar de suas próprias casas.
Com o escritório ao lado da cama, a cozinha a dois metros de distância, sem necessidade de pegar transporte ou se locomover – por assim dizer – o sedentarismo foi se adentrando nessa nova realidade.
Muitas vezes, com a correria do dia a dia e por estar em um ambiente confortável, escolhemos acordar na hora da reunião e deitar assim que fechamos o computador, deixando a rotina de exercício físico para viver esse looping infinito da rotina de trabalho. E o sedentarismo não te deixa apenas sem preparo, pois gera problemas sérios de saúde, como:
- Aumento de peso;
- Colesterol e triglicérides;
- Doenças cardiovasculares, como infarto e AVC;
- Maior risco de diabetes tipo 2;
- Apneia do sono, entre outros.
Por isso, olhando para esse cenário extremamente preocupante, e com minha experiência como médica endocrinologista e metabologista, separei quatro etapas para você adicionar na sua rotina e diminuir o sedentarismo:
1. Alimentação saudável
Não adianta, o primeiro passo para ter mais saúde e diminuir os efeitos do sedentarismo é olhar para o prato. Aqui, não precisa de neuras, pode comer bem, mas desde que busque opções mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes.
2. Alongamento
Sua rotina precisa ir além do trabalho, principalmente em casa. O tempo pode até ser curto, mas separe dez minutos para fazer um alongamento, esticando os braços, as pernas e até dando uns pulinhos.
3. Atividade física
Já parou para pensar que você trabalha no mesmo lugar em que você mora? Isso é ótimo por um lado, mas se não “arrumar alguma desculpa” para sair, é provável que passe dias inteirinhos sem ver a luz do sol. Assim, separe 30 minutinhos para sair de casa e se movimentar, pode ser uma corrida bem levinha, andar de bicicleta ou até mesmo uma ida à academia.
4. Levante-se da cadeira a cada 45 ou 60 min
Seu corpo precisa de movimento, então é importantíssimo que, ao longo do dia, se levantar da cadeira algumas vezes. Você pode só levantar, esticar as pernas e braços e caminhar até a cozinha para pegar um café ou copo d’água. Acredite, isso já faz uma diferença enorme.
Estes são passos simples para que você não deixe o sedentarismo tomar conta. Sua saúde precisa estar em primeiro lugar, lembre-se disso!