Problemas digestivos são comuns em uma rotina marcada por alimentação desbalanceada e hábitos pouco saudáveis. Inchaço, azia e desconforto abdominal são alguns dos sintomas mais comuns. Para aliviá-los ou mesmo fugir completamente do problema, é importante saber como melhorar a digestão.
A boa notícia é que é possível com dicas simples. De acordo com o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, algumas soluções naturais, como chás e frutas, podem ser grandes aliadas contra o fenômeno, também conhecido como indigestão ou dispepsia.
Além de serem acessíveis, opções como hortelã, gengibre e frutas ricas em enzimas digestivas oferecem benefícios que auxiliam na redução de gases, equilíbrio da flora intestinal e na digestão de gorduras. Desta forma, evita-se distúrbios gástricos, como sensação de estômago cheio, enjoos e vômitos.
Confira a seguir as 10 principais sugestões de soluções naturais para uma digestão saudável:
1. Hortelã
Já conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes, o hortelã pode aliviar o inchaço e relaxar os músculos do trato digestivo. Seu chá, preparado com folhas frescas ou secas, é ideal após as refeições, ajudando a reduzir gases e desconfortos. Porém, deve ser evitado em jejum por pessoas com refluxo, pois pode agravar o problema.
2. Espinheira santa
Tradicionalmente usada na medicina popular, a espinheira santa auxilia na proteção da mucosa do estômago e no combate à gastrite e úlceras. O chá, consumido antes das refeições, ajuda a prevenir lesões gástricas e a reduzir a acidez, promovendo uma digestão mais confortável.
3. Gengibre
O gengibre estimula a produção de enzimas digestivas e alivia sintomas como náuseas e inchaço. Além do chá, pode ser consumido fresco, em pó ou até mastigado antes das refeições para ativar o sistema digestivo.
4. Guaçatonga
Indicada para pessoas que sofrem de azia e refluxo, a guaçatonga tem propriedades anti-inflamatórias e protetoras do estômago. Seu consumo em chá, duas vezes ao dia após as refeições, ajuda a equilibrar o excesso de acidez.
5. Camomila
Conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila também auxilia na digestão. Recomenda-se o consumo do chá após refeições pesadas para relaxar o trato intestinal e reduzir desconfortos. “Ele ajuda a relaxar o sistema digestivo e alivia gases, desconforto e cólicas”, explica Jamar Tejada.
6. Alcachofra
A alcachofra estimula a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras. O chá é especialmente útil após refeições ricas em lipídios, ajudando a digestão e no alívio de sintomas de empachamento.
7. Alecrim
O alecrim possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que favorecem a digestão. O chá de alecrim deve ser consumido até duas vezes ao dia após a refeição, o que auxilia na redução de gases e no equilíbrio da flora intestinal.
8. Abacaxi
Rico em bromelina, o abacaxi facilita a digestão de proteínas, sendo ideal após refeições pesadas, como as que incluem carnes. Além disso, contribui para a absorção dos nutrientes.
9. Mamão
O mamão contém a enzima papaína, uma enzima que auxilia na quebra de proteínas e melhora o trânsito intestinal. Ele pode ser consumido puro ou em sucos naturais para combater problemas digestivos.
10. Ameixa
A ameixa é rica em fibras e compostos que estimulam o funcionamento do intestino. As propriedades tornam-a excelente para quem sofre de constipação. Pode ser consumida in natura, em sucos ou mesmo em chá.
Jamar que reforça que o uso dessas ervas e frutas pode complementar os cuidados diários, mas não substitui o acompanhamento profissional em casos de distúrbios digestivos severos. “Uma alimentação equilibrada e hidratação constante também são essenciais para manter um sistema digestivo saudável”, fnaliza o farmacêutico.