Você sabia que a cidade em que mora pode influenciar diretamente na frequência das suas atividades físicas? Uma pesquisa norte-americana relaciona os impactos do ambiente urbano e a qualidade de vida, entenda!
Esse estudo recente contou com mais de 11 mil gêmeos e mostrou que o ambiente urbano tem um papel fundamental na nossa rotina de exercícios e na quantidade de atividade física que realizamos.
Como a cidade pode influenciar na frequência das suas atividades físicas?
A pesquisa, publicada no American Journal of Epidemiology, analisou dados de 5.477 pares de gêmeos entre 2009 e 2020, relacionando a cidade em que viviam e o tempo médio de caminhada, seja para lazer, exercícios ou transporte.
O estudo revelou que aqueles que moravam em áreas mais “caminháveis” nos Estados Unidos, ou seja, locais com infraestrutura que facilita a caminhada, tendem a ser mais ativos.
A pesquisa mostrou que, ao aumentar em 55% a caminhabilidade de uma área, o tempo de caminhada total aumentava em 23% (cerca de 19 minutos). Isso ajuda a reduzir o sedentarismo, tornando a atividade física mais presente no dia a dia. Porém, viver em áreas caminháveis não impacta diretamente a prática de exercícios mais intensos.
Esporte e saúde mental: como a atividade física pode ajudar durante o fim de ano
A caminhabilidade é um índice que avalia a densidade de pessoas, a presença de ruas e locais agradáveis para caminhar. Ela relaciona também a quantidade de estabelecimentos como lojas, restaurantes e parques.
Geralmente, os bairros mais caminháveis estão localizados em áreas urbanas, onde é mais fácil acessar comércio e serviços a pé. Já em áreas suburbanas ou rurais, onde o carro é necessário, esse índice tende a ser mais baixo.
Os benefícios da caminhada
O pesquisador principal do estudo, Glen Duncan, professor de Nutrição e Fisiologia do Exercício da Universidade Estadual de Washington, destaca que essa descoberta é crucial para a saúde pública. “Temos muitas pessoas que não praticam atividade física suficiente. Se conseguirmos incentivar a caminhada, veremos benefícios reais para a saúde”, afirma Duncan.
Em cidades como Seattle nos EUA, por exemplo, áreas como Capitol Hill são um excelente exemplo de bairros caminháveis, com fácil acesso a lojas, restaurantes e transporte público.
Por fim, o estudo sugere que caminhar é uma forma simples e eficaz de melhorar a saúde, sem precisar de equipamentos caros. “Com um par de sapatos confortáveis, você já pode começar a caminhar e fazer a diferença na sua saúde”, conclui Duncan.
Leia também:
Vai começar a correr ou praticar caminhada? Confira 7 benefícios da prática esportiva