Os exercícios de calistenia surgiram no final do século 19, mas estão de volta aos treinos de inúmeras pessoas. No Brasil, uma das educadoras que se destacam na utilização do método é Grazi Lizania, ex-bailarina do Faustão e criadora do programa Total Burn, da Queima Diária – plataforma de exercícios online.
Segundo a expert, o treino calistênico usa apenas o peso corporal trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que proporciona alto gasto calórico. Ele auxilia no processo de emagrecimento, elimina gordura e promove definição muscular.
“Os exercícios de calistenia não necessitam de halteres, anilhas, aparelhos de musculação ou academia. Neste tipo de treino, o corpo é a própria academia. Na maior parte, eles consistem em movimentos simples, como saltos, agachamentos, flexões, abdominais e, conforme o condicionamento físico aumenta, partimos para movimentos mais complexos. Um exemplo é tentar levantar uma das pernas, enquanto se realiza flexões de braço”, explica.
BOM PARA INICIANTES
De acordo com Grazi, por meio da calistenia é possível emagrecer, aumentar massa magra, melhorar mobilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora e ainda fortalecer ossos e articulações. Muitos exercícios parecem simples à primeira vista, pois são realizados através de movimentos naturais praticados desde a infância, como pular, saltar, engatinhar, caminhar, empurrar e flexionar.
Diferentemente dos treinos tradicionais em aparelhos de academias, com repetição de forma mecânica, o treino calistênico foca na inteligência motora para ativar a musculatura de forma eficiente. Quanto mais se pratica maior é o ganho de repertório motor e consciência corporal”, detalha a treinadora.
FOCO NO CORPO INTEIRO
Ao contrário de alguns treinamentos tradicionais, os exercícios de calistenia são projetados para incorporar todo o corpo no movimento. “Isso significa realizar uma infinidade de exercícios com o objetivo de trabalhar força e resistência muscular”, afirma Grazi Lizania.
Para obter os benefícios desse tipo de exercício, a educadora orienta praticá-los de forma progressiva, respeitando o condicionamento físico.
“Na medida que evoluir, busque praticá-los na intensidade moderada a alta, tentando manter a frequência cardíaca elevada. Esse ritmo vai tornar o treino ainda mais desafiador e eficaz”, afirma.
Para quem está apenas começando com a calistenia ou já é praticante, a treinadora mostra 3 exercícios de peso corporal. Confira!
Agachamento unilateral Foto: arquivo pessoal
Flexão de braço com onda l Foto: arquivo pessoal
Abdominal Canoa l Foto: arquivo pessoal