Novo programa foi batizado como PATA (Plano de Transporte Aéreo de Animais). - Foto: Freepik
APÓS CASO JOCA!

Pets no avião: governo anuncia novas regras no transporte aéreo de animais

O ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou as novas recomendações para o transporte aéreo de animais

Guilherme Giagio Publicado em 30/10/2024, às 18h20

O Governo Federal divulgou nesta quarta-feira (30) as novas diretrizes para o embarque de animais domésticos em voos comerciais. O objetivo é evitar novos casos como o do cão Joca, que faleceu após ser embarcado em voo errado da companhia aérea Gol, em abril.

O programa, que se chamará PATA (Plano de Transporte Aéreo de Animais), foi divulgada por Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo o ministro, a portaria que estabelece a criação do programa será publicada na quinta-feira (31).

Ainda de acordo com o documento, as companhias que decidirem adentrar ao programa terão o prazo de 30 dias adaptarem às novas regras para os pets nas aeronaves. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá elborar o modelo de fiscalização e padrões para aplicação de multas.

Nos últimos anos, diversos tutores relataram acidentes e até mortes de seus animais em viagens aéreas.

 

Vale destacar que o PATA não tem caráter obrigatório. O objetivo do programa é fornecer orientações às empresas que atuam no transporte aéreo, mas não tem caráter obrigatório. Porém, as regras podem tornarem-se obrigatórias, caso o PL que será enviado ao Congresso Nacional seja aprovado. 

Quais as principais mudanças para os pets no avião?

A mudança foi confirmada apóso aumento de incidentes durante o transporte de pets no avião, além da pressão de organizações de defesa dos animais e passageiros. Segundo o governo, o Brasil transporta cerca de 80 mil animais por ano. Destes, cerca de 8% viajam no porão das aeronaves por serem de médio ou grande porte.

Agora, os animais domésticos viajarão com as seguintes novidades:

“Isso vai dialogar com, cada vez mais, a gente ter responsabilização da companhia aérea. E quando digo isso é no sentido das companhias aéreas poderem qualificar, cada vez mais, seus profissionais”, reforçou o ministro Silvio Costa Filho.

Ainda de acordo com ele, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou um grupo de trabalho para discutir "legislação interna, multas e diligências" após o lançamento do PATA. O objetivo é debater punições para as companhias aéreas que não prestem um transporte animal de "boa qualidade".

Leia mais sobre pets

viagem pata ANAC regras de transporte aéreo segurança de pets pets no avião transporte de animais

Leia também

Gato mais gordo do mundo morre pesando 16 quilos; saiba qual é o peso ideal


Comida de humano é saudável para pets? Veja como fazer alimentação natural sem erros


Moradores de Rua e seus Cães: conheça a ONG que já ajudou mais de 100 mil pessoas e seus pets


Machucou a almofadinha? Veja o que fazer com seu pet


Cachorro caramelo em cima de pirâmide? Veja essa e outras situações em que os caramelos nos surpreenderam!


Cachorro morre eletrocutado em São Paulo; entenda o caso