SOS Pet oferece meios de donos encontrarem seus animais de estimação. - FrimuFilms/Freepik
AJUDA NECESSÁRIA!

Como achar pets perdidos? Conheça o app criado para reencontrar animais em enchente no RS

Após tragédia climática no RS, veterinário criou plataforma para ajudar tutores a achar pets perdidos

Guilherme Giagio Publicado em 26/05/2024, às 14h30

Ficar longe de seu cão ou gato é uma experiência que nenhum tutor gosta - ainda mais se ele estiver perdido. Em ocasiões comuns, já seria desesperador. Imagina em meio a uma tragédia natural como a enchente no RS? Por isso, é importante saber como achar pets perdidos.

Pensando nisso, o veterinário Raphael Clímaco criou a SOS Pets, um site e aplicativo gratuito que ajuda donos a encontrarem seus animais de estimação perdidos durante a tragédia climática que assola o estado. De acordo com a Defesa Civil, mais de 12 mil animais foram resgatados desde o início das chuvas. 

E a expectativa é que esse número seja ainda maior. Os bichinhos encontrados são encaminhados para abrigos provisórios. Ainda segundo o órgão, 80 do tipo foram criados. E lá estão boa parte dos animais perdidos de seus tutores. Mas como achar pets perdidos?

Rio Grande do Sul tem mais de 12 mil animais resgatados desde o início das chuvas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

O SOS Pets

O aplicativo atua em duas frentes: oferece auxílio aos donos que se perderam dos animais e às pessoas e ONGs que encontram os pets perdidos. Pelo SOS Pets, ambos podem se encontrar com base nas fotos e outras informações cadastradas, como raça, peso e coloração.

Além disso, a plataforma permite que pessoas que estão em local seguro se voluntariem para oferecer lar temporário aos animais que estão desabrigados. Em entrevista à AnaMaria, Raphael deu mais detalhes sobre o projeto: "Caso você encontre algum pet perdido, basta clicar no botão que te leva ao WhatsApp do dono ou pessoa que o cadastrou".

De acordo com a contagem, entre 20 a 25 pets já foram encontrados pela plataforma. Porém, esse número tem tudo para aumentar nas próximas atualizações. Um dos cães que ganhou um novo lar após a enchente no RS é a Mathias. A cadela foi adotada pela própria equipe responsável pelo aplicativo.

 

O SOS Pets trabalha com uma atualização futura que pretende ajudar ainda mais: o uso de inteligência artificial para identificar os animais perdidos de maneira automática. Além disso, a expectativa é abranger a utilização para todo o Brasil - e não só para o Rio Grande do Sul, como é atualmente.

Pessoas ou empresas interessadas em apoiar o projeto podem fazer isso diretamente pelo site: "Basta preencher o formulário que o time interno da Plamev vai entrar em contato", explica o representante do projeto. Acesse o site clicando aqui.

Plano de saúde para cães: compensa? Entenda como funcionam e veja opções que cabem no bolso

 

Mais dicas para achar pets perdidos

cachorro pet aplicativo cães gatos Site desaparecido Como achar cachorro perdido? enchente no RS Como achar pets perdidos?

Leia também

Como criar cachorro em apartamento? Dicas para o bem-estar do pet e boa vizinhança


Comportamento felino: 5 coisas que os gatos não gostam que pessoas façam


Cachorro e gato juntos: como criá-los de maneira segura? Saiba como introduzir os pets


Check-up, alimentação balanceada e mais: saiba como manter seu gato saudável


Brincalhões e cuidadosos: as 6 melhores raças de cachorro para crianças


Como evitar pulgas e carrapatos nos pets? 6 dicas para o bem-estar do animal