À medida em que a temperatura cai, esse tipo de calçado sai do armário e passa a protagonizar os looks - Tomas Lundahl/ Unsplash
Estilo

Quer variar as composições e usar botas sem medo? Veja essas 5 dicas

Baixinha, altinha... Independentemente da altura, o calçado é para todas. Consultora de imagem e estilo comprova!

Karla Precioso Publicado em 04/09/2021, às 14h30

Mostrando que não existe limites para a moda, Karen Furtado, consultora de imagem e estilo, parceira da Piccadilly, listou cinco truques de styling para valorizar as composições com as botas de cano longo. Isso porque, à medida em que a temperatura cai, esse tipo de calçado sai do armário e passa a protagonizar os looks para os dias frios. 

Apesar de ser sinônimo de elegância e sofisticação, os modelos de cano alto podem causar insegurança para as mais baixas, pois existe o receio de que o calçado não valoriza a estatura. Ledo engano! Não importa se você é altinha ou baixinha: toda mulher pode (e deve) usar! 

“É preciso deixar claro que não há barreiras para a moda. Sempre conscientizo as mulheres de que elas podem usar absolutamente tudo o que quiserem, basta estarem atentas aos detalhes e aplicarem truques que valorizam o visual’’, ressalta a especialista. Vem ver as dicas que comprovam que mulher de estatura baixa arrasa com bota, sim!

1. DEIXE A PELE À MOSTRA
Um dos truques mais utilizados para ‘’disfarçar’’ a estatura, é deixar a pele à mostra, com cuidado para não criar um visual vulgar. ‘’Quando apostamos em peças com decotes e detalhes em fendas, por exemplo, a primeira impressão visual é direcionada para a parte do corpo que está em evidência, o que desvia a atenção central das botas’’, explica.

2. MARQUE A CINTURA
Aposte em looks que marcam a cintura. ‘’Vestidos com amarrações, cintos e jaquetas croppeds são ótimos exemplos. Ao marcarmos a silhueta, fazemos com que nossas pernas visualmente pareçam mais longas’’, destaca.

3. PREFIRA OS LOOKS MONOCROMÁTICOS
Opte por looks monocromáticos que sigam a mesma cor da bota. ‘’Qualquer composição monocromática traz um efeito de alongamento. Isso porque não gera barreiras visuais, ou seja, nossos olhos percorrem o look sem parar, de cima abaixo’’, diz.

4. ATENTE-SE ÀS PROPORÇÕES VISUAIS
É preciso pensar em proporções ideais para os looks. ‘’Equilibrar o visual é fundamental para criar o efeito longilíneo desejado. Trazer peças de roupas mais pesadas e estruturadas para a parte de cima da composição, como casacos compridos, ou investir em acessórios, como maxi brincos e colares longos, são ótimas opções para criar um visual único e desviar a atenção central das botas’’, exemplifica.

5. INVISTA EM TECIDOS E TEXTURAS
Tecidos e texturas são detalhes que fazem a diferença nas produções. Além de garantirem um visual mais interessante, são ideais para distribuir pesos visuais. Pautada nisso, a consultora indica a meia-calça como grande aliada na hora de compor o look. 

‘’Podemos encontrar uma variedade gigante de cores,  texturas e até estampas e tons complementares e próximos ao look. Aposte também em modelos com texturas, com um vestido preto e um casaco de couro, garantindo um ar fashion e despojado’”, indica.

SE A IDEIA É USAR BOTA CANO CURTO COM CALÇA PANTACOURT
Usar uma calça pantacourt com uma bota de cano curto plataforma vai deixar os seus tornozelos mais longos. Isso faz com que a sua figura fique melhor distribuída e o foco fique menos centralizado. Aposte em calças texturizadas, coloridas, listradas ou com estampas quando optar por botas pretas ou marrons menos chamativas. 

O look fica perfeito para trabalhar ou até mesmo para um encontro. Se a bota é clara, use e abuse do contraste. Claro embaixo com escuro em cima também alonga e fica ainda melhor com botas de ponta ou bico fino. 

Uma calça reta mais soltinha e que termine na canela fica ótimo, principalmente com as botas mais finas e elegantes. Procure, no entanto, calças com a cintura alta, pois elas dão um efeito melhor e valorizam mais as curvas.

ACESSÓRIO ESSENCIAL NO GUARDA-ROUPA
A bota de cano longo é um acessório essencial no guarda-roupa de toda mulher, pois, além de ser democrática, ela ajuda a esquentar nas baixas temperaturas. O calçado é um clássico e uma peça bem democrática, já que combina com vários estilos e, para ser considerada de cano alto, é necessário que ela fique, no mínimo, dois dedos abaixo do joelho.

Moda Botas estilo Calçados combinações tendências Karen Furtado

Leia também

Assim como Isabella Santoni, veja outras famosas que apostaram em looks de noiva fora do óbvio


Met Gala 2024: confira os melhores looks da edição


Look de Bruna Marquezine no Met Gala teve R$ 4,5 milhões em joias; veja detalhes


Você sabia? Fã brasileiro inspirou look de Madonna usado no show de Copacabana


Ícone fashion: 6 vezes que Madonna inspirou o universo da moda


Sustentável e artesanal, uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas são alvos de piada