Instagram/@anaamelialemos_ - Lya Luft morre aos 83 anos
Triste

Morre escritora Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre

Lya Luft faleceu em casa segundo informações dadas pela família

Da Redação Publicado em 30/12/2021, às 13h35

A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Lya tinha 83 anos e faleceu em casa. Natural de Santa Cruz do Sul (RS), a escritora enfrentava um melanoma há sete meses, um câncer descoberto já com metástase. A informação foi confirmada pela filha da artista, Suzana Luft.

Lya ficou internada, porém pediu para voltar para casa alguns dias antes do Natal, local onde ela faleceu enquanto dormia. A cerimônia de despedida será restrita à família. Em seu perfil no Twitter, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a perda da escritora.

“O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos",escreveu.

A Academia Riograndense de Letras também se manifestou após a notícia. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias", disse o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Em 2019, a escritora tinha sofrido um infarto agudo do miocárdio e chegou a ficar internada para realizar um procedimento cardiológico também em Porto Alegre.Dois anos antes, perdeu o filho, André, por um problema parecido: ele sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava em Florianópolis (SC).

CARREIRA

Lya era filha de descendentes alemães e foi incentivada pelos pais para criar gosto pela leitura ainda quando criança. Mais tarde, se tornou uma das principais escritoras e tradutoras do Brasil. Além disso, ela também foi professora universitária e mestre em Linguística e Literatura Brasileira.

Não só professora, Lya também atuou como colunista das principais publicações jornalísticas do país como a revista Veja e o jornal ‘Zero Hora’. Para completar, a escritora foi Patronesse da Feira do Livro em Porto Alegre (RS).

Os grandes sucessos de Lya foram: Perdas e Ganhos", "Pensar é Transgredir" e "As Parceiras". A última publicação foi lançada em 2020, chamada “As Coisas Humanas”.

Leia também

Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual


Casamento, traição e morte: em livro, Susana Vieira relembra relação polêmica com ex-marido


O que é ménage? Adriano Imperador diz não conhecer termo após boatos com Belo e Gracyanne


Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos