No Brasil, o Rio de Janeiro está entre as cidades ameaçadas pelo aumento do mar - Reprodução/Redes sociais
COMO ASSIM?!

Rio de Janeiro vai sumir? Saiba as cidades ameaçadas pelo aumento do mar

Aumento rápido do nível do mar: ONU alerta para risco de catástrofe global nas cidades costeiras até 2050; veja lista com os lugares mais ameaçados!

Gabriela Occhipinti Publicado em 28/08/2024, às 15h00

A emergência climática é uma realidade. António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), emitiu um alerta urgente, nesta terça-feira (27), sobre a elevação acelerada do nível do Oceano Pacífico, que pode desencadear uma catástrofe global. Entenda o que está acontecendo com planeta e veja as cidades ameaçadas pelo aumento do mar.

Além das ilhas e países banhados pelo Oceano Pacífico, várias cidades turísticas de destaque mundial estão enfrentando índices alarmantes de aumento do nível do mar. No Brasil, o Rio de Janeiro e o distrito de Atafona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, estão entre os locais em risco.

Cidades ameaçadas pelo aumento do mar

O relatório cita que na cidade do Rio de Janeiro e no distrito de Atafona o nível do mar aumentou 13 cm entre 1990 e 2020. Os números em outras regiões da América Latina também são preocupantes. Em Buenos Aires, na Argentina, a estimativa de aumento é de 19 cm. Veja como cada região do mundo será afetada:

Estados Unidos

Nova Orleans, situada na região costeira do Golfo do México, lidera a lista de cidades ameaçadas pelo aumento do mar com um aumento projetado de até 46 centímetros nos próximos 30 anos.

A região, que está abaixo do nível do mar em diversas áreas e cercada por corpos d'água como o rio Mississippi e os lagos Pontchartrain e Borgne, é particularmente vulnerável a inundações severas, especialmente durante tempestades e furacões. A média calculada pela ONU para a elevação do nível do mar na cidade é de 41 centímetros, com uma mínima de 38 centímetros até 2050.

Nova York também enfrenta riscos consideráveis, com uma previsão de aumento de até 32 centímetros no mesmo período. A cidade, uma das mais densamente povoadas dos Estados Unidos, possui uma geografia diversificada que a torna suscetível a desastres naturais. Sua vasta linha costeira inclui praias, ilhas e zonas de marés expostas diretamente a tempestades costeiras e furacões.

Nova Orleans, nos EUA, lidera a lista de cidades ameaçadas pelo aumento do mar - Reprodução/Redes sociais

 

Europa

Londres aparece na lista europeia com um aumento significativo do nível do mar previsto em até 26 centímetros nos próximos 30 anos. A média calculada pela ONU é de 19 centímetros, com uma mínima de 14 centímetros até 2050.

Ásia

Osaka e Xangai são destaques na Ásia. Em Osaka, no Japão, o mar pode subir até 32 centímetros nas próximas três décadas, com uma média calculada pela ONU de 27 centímetros e uma mínima de 24 centímetros até 2050. Em Xangai, na China, o aumento pode chegar a 29 centímetros no mesmo período.

Oceania

Sydney, na Austrália, também é uma das cidades ameaçadas pelo aumento do mar. A localidade pode ver o nível do mar subir até 20 centímetros nos próximos 30 anos. A média calculada pela ONU é de 15 centímetros.

Catástrofe global: o que está acontecendo com o planeta?

O relatório da ONU divulgado na última terça-feira (27) mostra que o nível dos mares subiu cerca de 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico.

Em Atafona, no Brasil, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período. A projeção para até 2050 é um aumento adicional de até 21 centímetros.

No Brasil, o Rio de Janeiro e o distrito de Atafona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, estão entre os locais em risco - Reprodução/Redes sociais

 

Em todo o mundo, o aumento do nível do mar tem um potencial devastador para cidades costeiras e economias litorâneas. "Os líderes globais precisam agir imediatamente: reduzir drasticamente as emissões globais; liderar uma transição rápida e justa para o fim dos combustíveis fósseis; e aumentar massivamente os investimentos em adaptação climática para proteger as pessoas dos riscos presentes e futuros", afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU.

Acontece que o aumento das temperaturas globais está diretamente relacionado ao derretimento das calotas polares, resultando na elevação dos níveis dos mares, o que deixa as cidades ameaçadas pelo aumento do mar.

As ilhas do Pacífico, tais como Taiti (Polinésia Francesa) e Havai (EUA), são excepcionalmente vulneráveis devido ao rápido aumento das temperaturas oceânicas na região, segundo revelou a ONU. Isso poque cerca de 90% da população dessas ilhas vive a apenas cinco quilômetros da costa, com metade da infraestrutura localizada a apenas 500 metros do mar.

Leia também:

Quando começa a primavera? Dicas para aproveitar a estação

Qual o motivo das queimadas em SP? Veja o que se sabe até o momento

Mistério: anel preto no céu surpreende moradores e cientistas nos EUA

Rio de Janeiro Brasil meio ambiente mudanças climáticas cidades ameaçadas pelo aumento do mar

Leia também

Preciso me alistar? Saiba as novas regras do serviço militar para mulheres


Por que o Brasil é tão forte nas Paralimpíadas? Veja qual é a expectativa de medalhas para o país


Quando começa a primavera? Dicas para aproveitar a estação


Rock in Rio: será que o festival revolucionou a música brasileira em suas quatro décadas?


Dia de Santa Mônica: você conhece a história da padroeira das mães cristãs?


Por que separaram? Oasis anuncia retorno depois de 15 anos