Livros de atletas olímpicos: confira 7 biografias para entrar no clima das Olimpíadas - Reprodução/Amazon
APRENDIZADO

5 livros de atletas olímpicos e o que podemos aprender com eles

Atletas olímpicos superam grandes desafios para chegar onde chegam e emocionar o público com suas conquistas - e sabemos de todo o processo com seus livros

Beatriz Cyrino Publicado em 03/08/2024, às 18h30

Quais seriam os melhores adjetivos para descrever um atleta? Resilientes, perseverantes, inspiradores, dedicados, fortes e focados poderiam ser utilizados, mas a verdade é que nunca saberemos, de fato, o que é preciso para chegar ao triunfo mundial - e são os livros de atletas olímpicos que nos ajudam a entender suas jornadas e servem de inspiração para superar obstáculos em nossas próprias vidas.

Até o próximo dia 11 de agosto, as Olimpíadas de Paris não só parecem, como são o assunto principal na vida de todos - e não é à toa! O maior evento esportivo do mundo tem o poder de nos emocionar, conquistar e amar grandes atletas e esportes que jamais pensaríamos em conhecer - assim como fazem os livros de atletas olímpicos que já conhecemos.

E, claro, AnaMaria mostra quais você deve conhecer para nunca sair desse clima emocionante que só os Jogos Olímpicos podem criar.

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Transformando Suor em Ouro, de Bernardinho

Bernardo Rezende, conhecido pelo apelido Bernardinho, é o atual técnico da seleção de vôlei masculino do Brasil, mas conta com sete medalhas nos Jogos Olímpicos, uma como jogador e seis como treinador, para provar que é mais que um atleta olímpico aposentado.

Livros de atletas olímpicos: 'Transformando suor em ouro' é a autobiografia de Bernardinho - Divulgação/CEV

 

'Transformando suor em ouro' conta a história de como Bernardinho se tornou o maior técnico de vôlei da história do Brasil. Porém, mais do que relatar e descrever suas conquistas, ele se revela, no livro, um grande estudioso: retira e testa alguns ensinamentos de grandes mestres, como Winston Churchill, que podem ser aplicados dentro e fora das quadras.

Guga, Um Brasileiro

Gustavo Kuerten, o famoso Guga, é o maior tenista da história do Brasil, mas foi somente em junho de 1997 que Gustavo Kuerten iniciou a maior virada de sua vida. Ninguém esperava que o desconhecido cabeludo, que mais parecia um surfista, entraria para a história em Roland Garros, o maior torneio de tênis do mundo.

'Guga, Um Brasileiro' conta a trajetória brilhante de Guga rumo ao topo do ranking, desde quando ainda era criança em Florianópolis. O livro fala sobre família, sentimentos, confiança e, até, descrença em si mesmo, contada a partir da visão do menino que nasceu para ser campeão.

Giba neles!

Entre os livros de atletas olímpicos, 'Giba neles!' revela a história de vida de um dos maiores do país. Seis vezes escolhido o melhor jogador, dono de três medalhas olímpicas e capitão da seleção brasileira, Giba emociona o país, agora fora das quadras, ao contar sobre seu diagnóstico de leucemia aos quatro meses, de sua relação com a família e de um acidente, aos 11 anos, depois de descobrir sua paixão pelo vôlei.

Livros de atletas olímpicos: 'Giba neles!', Giba - Reprodução/Amazon

 

Além das dificuldades que o estimularam a seguir em frente, Giba conta momentos emocionantes de sua carreira e comenta polêmicas, como sua suspensão, devido a um exame antidoping, na Itália, em 2003. Além de mostrar os bastidores de suas vitórias e derrotas, sua biografia ainda fala de amizade, paternidade, família, esforço, foco e muita dedicação.

A Vida é um Jogo, de Tande

O que o vôlei pode ensinar sobre a vida? Em 'A Vida é um Jogo', Tande, ex-jogador, campeão olímpico e ídolo nas quadras, revive os anos de esforços dele e de seus companheiros em busca da perfeição e de se tornarem heróis do esporte brasileiro.

Livros de atletas olímpicos: 'A Vida é um Jogo', de Tande - Reprodução/Amazon

 

A capacidade de reinvenção é tema principal do livro. O ex-atleta revela como superou uma contusão para se tornar campeão mundial na Itália e relembra os desafios que surgiram após a carreira de atleta: o trabalho na TV Globo e a carreira como palestrante.

Não Existe Vitória Sem Sacrifício, de Diego Hypolito

Toda a história de Diego Hypolito é contada em 'Não Existe Vitória Sem Sacrifício' - desde os primeiros passos na ginástica artística, seguindo a irmã Daniele, também ex-ginasta, até a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio.

Livros de atletas olímpicos: 'Não Existe Vitória Sem Sacrifício', de Diego Hypolito - Reprodução/Amazon

 

Ao ler o livro, você conhece mais de perto e ouve em primeira mão o relato emocionante do atleta sobre uma vida cheia de altos e baixos: dificudades financeiras, depressão, abusos e bullying que sofreu ainda jovem, as derrotas olímpicas e, enfim, as inúmeras vitórias que o levaram a status de celebridade.

Leia também:

Livros para ler em um dia: confira a lista de leituras curtas para a semana

Leitura para os pequenos: 10 livros infantis que passam ensinamentos

Transformando suor em ouro livros de atletas olímpicos

Leia também

Quantas medalhas o Brasil tem nas Olimpíadas 2024? Veja o quadro atualizado


Dia dos Pais: ideias de presentes diferentes e criativos para a data


Apostas esportivas: governo restringe propagandas com influenciadores e famosos


Italiana abandona luta contra atleta reprovada em teste de gênero; entenda a polêmica nas Olimpíadas


Olimpíadas 2024: como as atletas batizam movimentos na ginástica artística?


Conheça Simone Biles, maior adversária de Rebeca Andrade nas Olimpíadas