Ovo de granja, caipira, orgânico ou jumbo: escolha depende da criação e do tamanho. - Foto: Freepik
VOCÊ SABIA?

De granja, caipira ou orgânico? Entenda a diferença entre os tipos de ovos

Conheça as diferenças entre os principais tipos de ovos e saiba os benefícios desse superalimento para a alimentação

Guilherme Giagio Publicado em 25/11/2024, às 16h30

Acessível, fonte de nutrientes e versátil: não é à toa que o ovo é um dos queridinhos dos brasileiros. O alimento está presente do café da manhã às refeições rápidas e práticas. No entanto, nem todos os tipos de ovos são iguais. E a variação não é só em cores e tamanhos. Você sabia disso?

A forma de criação das galinhas e os métodos de produção influenciam tanto na qualidade quanto no impacto ambiental desses produtos. Mas você sabe a diferença entre os tipos ovos, como os de granja, caipiras e orgânicos, por exemplo? Há também o já conhecido jumbo.

Em 2023, a média de consumo anual entre os brasileiros foi de 242 ovos, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ou seja, entender essas variações pode ajudar na escolha mais adequada às suas necessidades e preferências.

Os tipos de ovos

Para entender a diferença entre os tipos de ovos, AnaMaria conversou com o nutrólogo Ronan Araujo. Ele explica que, com exceção do jumbo, a classificação está relacionada à criação da galinha.

Como escolher e consumir com segurança os tipos de ovos

O ovo é um alimento extremamente versátil. Ainda assim, há alguns cuidados a serem tomados. Segundo o nutrólogo, é válido dar preferência às preparações cozidas ou poché em comparação à versão frita, por exemplo, que adicionam doses extras de gordura.

Ronan acrescenta uma dica: "Se você está na dúvida se aquele ovo esquecido na geladeira ainda está bom, há um truque simples: coloque-o em um copo com água. Se ele afundar, está fresco. Se flutuar, jogue fora".

De qualquer forma, o especialista reforça que o ovo não merece a má fama do passado. Durante décadas, o ovo foi considerado um vilão para a saúde cardiovascular por conter cerca de 185 mg de colesterol em uma unidade — mais da metade do limite diário recomendado na época, de 300 mg.

Para a maioria das pessoas, ele é um alimento seguro, nutritivo e acessível: “Como em tudo na nutrição, o segredo está no equilíbrio. Consumir um ou dois ovos por dia, como parte de uma alimentação variada, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, sem o risco que um dia foi atribuído a ele. Então, da próxima vez que você pensar no ovo, veja-o como ele é: um dos alimentos mais completos que temos", finaliza Ronan Araujo.

Leia mais sobre ovos

ovo ovo jumbo ovo de granja benefícios do ovo ovo orgânico ovo caipira tipos de ovos tipo de ovo

Leia também

Elefante-marinho é resgatada e retorna ao mar após ficar sete dias encalhada; veja vídeo


Após 5 anos, veja como está a mansão de Gugu Liberato


Briga de rua dá cadeia? Nego do Borel troca socos com homem e vai parar na delegacia


Boicote ao Carrefour: uma resposta às críticas francesas à qualidade da carne brasileira


'Maluco Beleza’: Raul Seixas é o homenageado do Google neste sábado; veja


Não existe? Saiba por que não há mosquitos na Disney