Papa Francisco anunciou que Carlo Acutis será reconhecido como santo em abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes, em Roma
Da redação Publicado em 21/11/2024, às 10h00
Em um anúncio realizado durante a audiência geral no Vaticano, na última quarta-feira (20), o Papa Francisco revelou que Carlo Acutis - conhecido como 'influenciador de Deus' -, falecido aos 15 anos em 2006, será canonizado no dia 27 de abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Este evento, programado para ocorrer entre os dias 24 e 28 de abril de 2025, promete reunir uma multidão de fiéis em Roma, especialmente jovens católicos que veem Acutis como uma figura inspiradora.
Carlo Acutis, nascido em Londres em 1991 e falecido na Itália devido a uma leucemia fulminante, é amplamente reconhecido por sua devoção religiosa e seu uso inovador da internet para promover a fé.
Sua trajetória de beatificação e canonização é uma das mais rápidas na história da Igreja Católica, com apenas 14 anos decorridos desde seu falecimento até o reconhecimento oficial de sua santidade. O Papa Francisco já havia declarado Acutis venerável em 2018, destacando-o como um modelo para a juventude na exortação apostólica "Christus vivit".
Acutis ficou conhecido como 'influenciador de Deus' por catalogar e divulgar em um website os milagres Eucarísticos e as aparições Marianas. Desta forma, ele também ganhou o apelido de 'padroeiro da internet'.
Carlo Acutis foi beatificado em outubro de 2020 na Basílica de São Francisco de Assis após a Congregação para as Causas dos Santos reconhecer um milagre atribuído à sua intercessão: a cura inexplicável de uma criança brasileira com uma doença congênita no pâncreas. Este evento ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quando o avô do menino tocou nas vestes de Acutis expostas numa paróquia local.
O segundo milagre necessário para sua canonização está relacionado a um caso na Costa Rica. Em julho de 2022, uma mulher fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo Acutis, em Assis, para rezar pela recuperação de sua filha Valeria, que sofreu um grave traumatismo craniano após um acidente de bicicleta. Segundo relatos divulgados pela imprensa vaticana, Valeria começou a respirar sozinha no mesmo dia em que sua mãe orou junto ao túmulo do jovem beato.
Com essa canonização, Carlo Acutis se tornará o primeiro santo millennial da Igreja Católica, consolidando ainda mais seu legado como "o santo da internet" e exemplo para as novas gerações.
Leia mais:
Influenciador de Deus: quem foi Carlo Acutis na Igreja Católica?
Papa Francisco comenta sobre sexo, aborto, salário e população LGBT; confira
Papa Francisco sobre Bento XVI: ''Era um homem nobre e gentil''
'Maluco Beleza’: Raul Seixas é o homenageado do Google neste sábado; veja
Não existe? Saiba por que não há mosquitos na Disney
Passeio de quadriciclo: confira cuidados para prevenir acidentes, como o que vitimou jovem em MG
Quem são as mulheres mais alta e mais baixa do mundo? Veja encontro
Chuvas intensas, calor e frente fria: saiba o que esperar do fim de novembro
Tubarão-baleia no Brasil? Maior peixe do mundo é avistado no ES; conheça espécie e seus riscos