A Black Friday 2024 está chegando e, portanto, consumidores devem começar a buscar preços para fazer comparativos; veja como se planejar para a data
Ana Mota Publicado em 29/10/2024, às 10h00
Falta exatamente um mês o dia de grandes ofertas, que atrai diversos consumidores. A Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 de novembro e, desde já, diversos lojistas começam a divulgar suas ofertas. Afinal, você sabe como se preparar para data e evitar golpes?
Em português, Black Friday significa 'sexta-feira preta'. O termo ganhou popularidade nos Estados Unidos entre os anos 1950 e 1960, quando a polícia da Filadélfia notou o intenso movimento nas lojas de departamento - sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, uma das datas mais importantes do calendário estadunidense.
Desde então, surgiu o conceito de Black Friday. Trata-se de um evento de descontos que ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças. É a data que marca o início da temporada de compras de Natal.
Com o passar dos anos, a data ficou popular em outros lugares do mundo. Desde 2010, a Black Friday se consolidou no Brasil e faz parte do cronograma de variados logistas, tanto no âmbito virtual quanto no presencialmente.
A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro. Entretanto, algumas lojas já começam a oferecer desconto antes da data oficial, em uma ação chamada de 'esquenta'. Além disso, existem marcas que oferecem descontos durante todo o mês de novembro, enquanto outras liberam seus descontos durante a demana do evento.
Essa é uma questão fundamental para quem pretende aproveitar as ofertas. Afinal, como garantir que o produto realmente ficou mais barato na Black Friday?
De acordo com o educador financeiro Clayton Yaso, a preocupação é bem justificada, uma vez que muitas empresas triplicam o preço entre agosto e novembro para depois oferecer o produto pela metade do valor. Essa é a famosa 'Black Fraude'.
"O ideal é sempre acompanhar a variação de preços dos produtos que você deseja adquirir meses antes da data. Para quem não acompanhou, existem diversos sites e aplicativos de comparação de preços (Zoom, Buscapé, Cuponation, Já Cotei, Precifica, Proteste...), muitos deles armazenam o histórico de preços dos produtos", indica à AnaMaria.
Se ainda assim o produto desejado não estiver listado nesses sites, resta a opção de consultar algum amigo ou familiar que tenha comprado o mesmo produto recentemente.
Diante de tantas ofertas, fica difícil não extrapolar o orçamento durante a Black Friday. Por isso, é fundamento ter um planejamento bem definido para o evento.
"A primeira dica é ter um orçamento definido, determinando o quanto você pode gastar e sendo muito fiel a essa meta. O foco das compras deve ser sempre nas suas necessidades reais, pois mesmo com desconto, comprar o que não se precisa é sempre perder dinheiro", diz Clayton.
Portanto, vale redobrar a atenção com endividamentos, sobretudo quando se trata do cartão de crédito e parcelamentos (mesmo que sem juros). "Eles podem virar uma bola de neve que vai te perseguir no próximo ano, obrigando você a economizar à força", reforça o educador financeiro.
Este período também é bem conhecido pelos golpes. Portanto, todo cuidado é pouco, afinal, uma compra desejada há muito tempo pode se tornar uma grande dor de cabeça.
"Evite sempre lojas online desconhecidas, links não solicitados enviados por mensagem (SMS, e-mail ou WhatsApp) e prefira pagar com o cartão virtual gerado no aplicativo do seu banco ou via PIX, para proteger seus dados", lista Clayton.
O educador financeiro destaca que a maior arma para se defender de golpes é a desconfiança. "Suspeite de ofertas boas demais para serem verdade, pois geralmente elas não são. Desconfie também daquela ligação que afirma ser do banco, tentando verificar uma compra absurda no seu cartão (às vezes de um cartão que você nem tem). Mesmo que forneçam algum dado seu, como o número do CPF, para tentar provar veracidade, entre em contato diretamente com o seu banco, usando o número oficial de atendimento, para confirmar se a informação é verdadeira", reforça.
Um cupom de desconto sempre é interessante, não é mesmo? Por isso, vale prestar atenção às redes sociais desde a meia-noite do dia 29. Siga influenciadores que tenham parceria com lojas do seu interesse, acompanhe as lives temáticas da sua marca preferida, cadastre-se em todas as newsletters (depois você pode se descadastrar), e antes de fechar alguma compra, vale a pena jogar no Google o nome da loja seguido da palavra "cupom", para tentar achar uma boa oportunidade ou um frete grátis.
"Para compras presenciais ou em lojas que ofereçam chat de atendimento, o cupom é não ter vergonha de pedir mais um descontinho. A última dica é não se apegar apenas a cupons, pois às vezes outra oferta sem cupom pode estar mais barata", recomenda Clayton.
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