Veja quais os melhores procedimentos estéticos para fazer no frio - Reprodução/Freepik
QUAIS SÃO?

Vale a pena fazer procedimentos estéticos no frio? Veja o 3 indicados

Vale o investimento fazer procedimentos estéticos no frio? A resposta é: sim, mas nem todos são os mais indicados - confira os melhores para o inverno!

Beatriz Cyrino Publicado em 23/07/2024, às 12h45 - Atualizado às 13h15

Não há como negar: fazer procedimentos estéticos no rosto e no corpo é sempre uma boa ideia - lógico, desde que com um profissional qualificado e ter a necessidade de corrigir alguma imperfeição na pele. Mas você sabia que existe a época certa para realizar a tão sonhada depilação a laser?

Com as recomendações e a explicação da dermatologista Michele Kreuz, sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), AnaMaria explica porque é tão bom fazer procedimentos estéticos no frio e quais são os melhores para essa época do ano.

Caso Marrone: cirurgias plásticas podem ter agravado o glaucoma do cantor?

Por que fazer procedimentos estéticos no frio?

Não é mito, o frio é uma das melhores épocas para realizar procedimentos estéticos. As temperaturas mais baixas reduzem efeitos comuns do processo de recuperação, como o inchaço e a vermelhidão da pele, enquanto a menor exposição ao sol diminui o risco de hiperpigmentação (escurecimento da pele) e complicações na cicatrização.

Justamente por ser inverno, a utilização de roupas que cobrem o corpo todo ajudam a proteger algumas áreas de sujeiras e bactérias, facilitando a cicatrização e evitando o risco de infecções. Já no verão, evitar o sol é uma tarefa complicada e o calor pode aumentar o desconforto e o inchaço.

Por que fazer procedimentos estéticos no frio? - Reprodução/Freepik

 

No entanto, nem sempre os procedimentos estéticos no frio serão indicados de forma unânime. A aplicação de toxina botulínica, por exemplo, é ideal para o verão por ser menos invasiva. "Não exige uma recuperação prolongada e não aumenta a sensibilidade da pele ao sol, sendo eficaz para suavizar rugas e linhas de expressão", esclarece a dermatologista.

Mas, afinal, quais são os melhores tratamentos estéticos para fazer no inverno? Michele faz a indicação de três procedimentos estéticos para o frio, que aproveitam as condições abordadas e apresentam melhores resultados e uma recuperação mais tranquila.

Sabia que fazer cirurgia plástica no frio proporciona uma recuperação melhor?

Peeling químico

O procedimento estético que conhecemos como peeling, que significa "descascar" em inglês, pode ser dividido em três categorias: mecânico, físico e o químico. À base de ácidos, o peeling químico promove a queimadura controlada da pele para fazer a descamação e a renovação celular.

"É ideal para quem busca melhorar a textura da pele, reduzir manchas e suavizar linhas finas e uma pele mais uniforme", afirma Michele. Mas, após o tratamento, a pele pode apresentar vermelhidão e uma sensação de ressecamento, e a recuperação pode levar até duas semanas.

Durante esse período, a exposição ao sol deve ser evitada a todo custo e, por isso, a recomendação é fazer esse procedimento estético no frio. Também é importante usar hidratantes e protetor solar, e não esfoliar a pele durante o processo de recuperação. 

Tipos de peeling para o rosto e o nível de segurança de cada um

Microagulhamento

Já o microagulhamento estimula a produção de colágeno, ajuda na renovação da pele e no tratamento de cicatrizes de acne e estrias, além de promover uma aparência mais firme e rejuvenescida, mas pode provocar vermelhidão e inchaço por alguns dias.

"Ocasionalmente, pode ocorrer infecções, se não houver cuidados adequados. A recuperação é rápida, e a maioria das pessoas retorna às suas atividades normais em 24 a 48 horas”, assegura a médica. 

Para evitar os efeitos colaterais, é importante manter a pele limpa, evitar a exposição ao sol, usar os produtos recomendados pelo profissional responsável pelo procedimento e seguir todas as orientações dadas pelo mesmo, que deve ser qualificado para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

Pele madura: veja procedimentos e cuidados para a fase dos 50 anos

Depilação a laser

A depilação a laser também pode ser considerada como um procedimento estético e realizá-la durante o inverno acaba sendo benéfico pela menor exposição ao sol que reduz o risco de hiperpigmentação e manchas na pele. "Isso também permite que a pele se recupere sem a interferência do calor excessivo", diz a especialista.

Depilação a laser é um dos procedimentos estéticos para fazer no frio - Reprodução/Freepik

 

"Após as sessões, as pacientes podem sentir vermelhidão, inchaço e uma sensação de desconforto semelhante a um leve queimão. Essas reações são temporárias e geralmente desaparecem em alguns dias", ela complementa.

Para reduzir e evitar esses efeitos, Michele reforça a importância do uso de protetor solar, de manter a pele bem hidratada, de preferência com cremes calmantes, minimizar a exposição ao sol, mesmo com filtro solar, e evitar coçar ou esfregar a área tratada.

Funciona mesmo? Saiba mais sobre o tratamento com laser para vasinhos

Outros tipos de laser

Além da depilação, outros tratamentos com laser também são indicados para o frio. O procedimento se aplica para vários problemas e queixas na pele, como manchas e melasma, rugas, vasos sanguíneos visíveis, olheiras e, até, remoção de tatuagem, mas todos com o objetivo de melhorar a aparência geral da pele. 

Os efeitos também envolvem vermelhidão, inchaço e formação de crostas na pele, e a recuperação dura de uma a duas semanas. Não esqueça do uso de protetor solar, que também é indispensável nesse caso (e todos os dias), evite a exposição ao sol e siga as orientações do dermatologista sobre cuidados pós-procedimento.

Leia também:

De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele

O que é PMMA? Influencer morre após procedimento estético com substância

procedimentos estéticos no frio microagulhamento depilação a laser peeling químico

Leia também

Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida


De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele


Alerta, mamães! Como cuidar da pele após a maternidade?


Onde aplicar o perfume para durar mais? Veja essa e outras dicas infalíveis


Está com lábios rachados do frio? Veja como evitar o problema


Será que desistir da transição capilar é fraqueza?