Papel alumínio e laminado não são indicados para mechas - Pixabay
Cuidados

Mechas capilares: saiba como escolher o papel correto para manter a saúde dos fios

O produto químico usado para descolorir os cabelos é incompatível com alguns tipos de papel e pode causar danos

Da Redação Publicado em 24/08/2021, às 08h00

Os cabelos são parte importante da estética de homens e mulheres e, por isso, os cuidados com os fios e as tendências de beleza mudam a cada temporada. Um dos procedimentos preferidos são as mechas que, sem dúvidas, vieram para ficar, já que iluminam o rosto e até disfarçam a passagem dos anos. 

A técnica tem evoluído, assim como os produtos usados no procedimento. “As mechas podem ser feitas ao ar livre ou com papel alumínio – que é a forma clássica mais utilizada”, conta Sandra Perondi, tricologista da I9 Soluções.

E até a escolha do papel é importante! Tudo vai depender da técnica e da química utilizada. Os mais usados, neste caso, são o laminado, alumínio, isomanta e plástico.
 
“O vilão maior é o alumínio e o laminado”, afirma a profissional, que explica que o pó descolorante não pode ser usado sobre superfícies ou recipientes metálicos, embora mais de 90% dos profissionais os utilize na descoloração.

“A mistura química do persulfato de amônio e peróxido de hidrogênio, em contato com o alumínio ou laminado, libera o óxido de alumínio, que penetra imediatamente na fibra capilar deixando o cabelo poroso, sem brilho, muitas vezes elástico ou com corte químico”, ela diz.

Inclusive, a ANVISA adverte e não libera a comercialização do pó descolorante sem essa orientação. Tanto que, no modo de usar, a indicação é clara: não usar com materiais ou recipientes metálicos. 

A isomanta e o plástico são compatíveis com esse tipo de produto, mas são ineficientes porque permitem que o oxigênio produzido para remover pigmento da fibra capilar evapore, tornando a descoloração corrosiva e a fibra capilar porosa, sem brilho e danificada.

MAS O QUE USAR, AFINAL?
Pensando na saúde capilar, agora já existe no mercado uma opção que é eficiente e 100% compatível com a química dos descolorantes. Trata-se de um papel é livre de metais e tem um isolamento que proporciona descoloração saudável, segura e com menos risco de danos a fibra capilar.

“Esse papel tem a tecnologia AIR FLOW, que proporciona maior aderência e isolamento durante a descoloração, protegendo a fibra capilar e contribuindo com o meio ambiente, já que é produzido a partir de recursos sustentáveis”, conclui Sandra.

Ou seja: o mais importante é sempre se atentar aos cuidados e fazer boas escolhas na hora de cuidar das madeixas. Fique atento! 

Dicas de Beleza beleza cabelos cuidados papel Luzes Diferença mechas Reflexo

Leia também

Unhas redondas são mais resistentes? Veja inspirações da tendência


Além do shampoo e condicionador: como lavar o cabelo do jeito certo?


Cirurgia para diminuir a testa ainda é feita? Famosas apostam na frontoplastia


Cinco erros mais comuns na micropigmentação e como evitá-los


Vida fitness: veja como cuidar do cabelo antes e depois do treino


Marrom certo: como adotar a cor queridinha do outono no seu dia a dia