Saiba como aplicar o Feng Shui e equilibrar a decoração da sua casa - Unsplash/Milada Vigerova
Harmonizando a casa

O que é a Feng Shui? Saiba os impactos da decoração na casa

Feng Shui relaciona a decoração com a harmonia da casa; entenda o que é essa filosofia chinesa e como implementá-la para equilibrar os ambientes

Gabriela Occhipinti Publicado em 07/07/2024, às 10h00

Ter a casa cercada por boas energias é uma meta para muitas pessoas. Um lar com mais harmonia proporciona bem-estar e quando se trata de decoração muitos recorrem ao Feng Shui. Entenda como funciona essa técnica milenar e como aplicá-la em casa!

Essa antiga prática chinesa tem como objetivo, por meio dos seus ensinamentos, harmonizar as energias de um ambiente, por isso, algumas de suas técnicas podem ser aplicadas para além do espaço doméstico, sendo possível implementá-la também no trabalho.

A filosofia defende a ideia de que o ambiente físico pode afetar profundamente a vida das pessoas, tanto em termos de sorte quanto de saúde, e é possível equilibrá-lo por meios de elementos naturais. Assim, ligação com a natureza é algo presente sendo que, em chinês, "Feng Shui" significa "vento e água".

Afinal, o que é o Feng Shui?

Se a teoria pareceu complexa, fique tranquila, na prática as técnicas podem ser aplicadas por meio de alguns ajustes na decoração do ambiente.

Para o Feng Shui, diversos aspectos podem influenciam nas energias que fluem em um espaço. Os praticantes dessa filosofia acreditam que tanto a disposição dos móveis quanto as cores das paredes podem impactar na harmonia do local.

Por isso, a principal meta dessa prática milenar é criar um ambiente equilibrado, harmonioso e que seja fácil para a circulação da energia positiva, conhecida como "Qi" ou "Chi". Algo que é alcançado considerando fatores como a orientação geográfica do espaço, a disposição dos móveis, a circulação do ar e da luz, e a decoração.

Fundamentos e princípios

Por ser uma filosofia, o Feng Shui é regido por uma série de fundamentos que orientam a prática, mas, ao mesmo tempo, eles podem ser abordados de diferentes formas que depende da escola que o aplica e das necessidades de cada espaço.

Algo que costuma ser constante na aplicação das técnicas é o objetivo final: criar ambientes que não apenas sejam esteticamente agradáveis, mas também promovam o bem-estar físico, emocional e espiritual das pessoas. Veja abaixo os principais fundamentos do Feng Shui:

O Baguá ajuda a orientar as técnicas de Feng Shui - Reprodução/Pinterest

 

Com esses fundamentos em mente, o Feng Shui estabelece 11 princípios básicos para a decoração, como não colocar espelhos de frente para a porta, já que a energia que entra no ambiente pode rebater no espelho e sair novamente, e algumas "regrinhas" de cuidados como arrumar a entrada da casa, pois todo tipo de bagunça gera energia acumulada e negativa.

Além disso, evite colocar quartos em cima de garagens, pois ela canaliza energias ruins que não devem migrar para o local onde se dorme. Na cozinha, mantenha ela sempre limpa assim como deixe o fogão bem cuidado, já que ele simboliza a abundância para o Feng Shui e, quando em bom aspecto, atrai energias positivas nesse sentido.

Outro hábito recomendado é tirar os eletrônicos do quarto, pois eles podem impedir o descanso saudável. Também dispense os objetos quebrados. Para a filosofia chinesa, eles representam perda, sofrimento e desequilíbrio na vida.

Espelhos e plantas são ótimos elementos de decoração para o Feng Shui - Unsplash/Annie Spratt

 

No banheiro, deixe a porta sempre fechada quando ele não é usado para evitar que a energia desse ambiente circule pelo restante da casa. Também arrume imediatamente caso tenho alguma torneira pingando, já que, no Feng Shui, a abundância e a felicidade vão embora junto com a água, sendo um sinal de má sorte.

Nada de espaços vazios na decoração. Sempre ocupe os lugares sem nada com plantas, que  representam a vida. Não deixe as paredes sujas ou descascadas. Renovar a pintura também ajuda a trazer novas energias para o ambiente.

Quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja opções para cada cômodo do lar

Aplicando o Feng Shui em casa

Para aplicar o Feng Shui em casa e para tornar os ambientes harmoniosos e equilibrados, você pode seguir algumas orientações gerais:

Para uma aplicação mais específica e personalizada do Feng Shui é importante consultar um especialista na técnica que pode ajudar a organizar e manter as energias da sua casa de acordo com as suas necessidades.

Leia também:

Plantoterapia: como cuidar de plantas pode ajudar a sua saúde mental?

Economia e estilo: como pintar as paredes de casa sozinho?

Casa Decoração feng shui o que é Feng Shui como aplicar o Feng Shui em casa

Leia também

Como limpar a geladeira com praticidade e eficiência


Manchou, e agora? Saiba como remover 5 tipos de manchas de roupas


Dia do Idoso: como adaptar a casa para evitar acidentes?


Vai mudar? Veja como organizar a mudança e tornar o processo mais simples


Aqui estão 6 projetos de cozinha para você copiar na sua casa


Muito calor? Muito frio? Saiba como garantir o conforto térmico em casa