Alimente-se de maneira fracionada e à noite, faça uma refeição leve - Banco de Imagem/Pixabay
DORMIR

Você sabia que um sono reparador beneficia diretamente a defesa do corpo?

A qualidade da noite dormida tem grande impacto na imunidade

Da Redação Publicado em 17/05/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

Uma boa noite de sono é revigorante. Mais do que isso, a sua qualidade é extremamente benéfica para a saúde, pois tem um impacto muito grande na imunidade.

“Todo o comportamento neuroquímico e neurológico tende a ser melhorado quando se tem um sono reparador, inclusive as globulinas, que têm ação direta e importante no processo de defesa do organismo”, explica a médica nutróloga Mariela Silveira, diretora clínica do Kurotel, para AnaMaria Digital.

O sono tem um papel importante na saúde e que seus distúrbios podem estar relacionados com problemas cardiovasculares, assim como com aumento de peso.

Será mesmo que todas as pessoas precisam dormir oito horas para terem saúde? Isso vai além do que contar horas dormidas. Muito se ouviu que quanto mais se dormisse, melhor seria, é verdade? 

Primeiro que isto é variável de acordo com necessidades individuais, faixa etária, fases da vida, entre outros. O mais importante é a qualidade, a reparação, se desperto e consigo desempenhar as minhas atividades de rotina sem problemas, isso é sinal de um sono reparador.

Normalmente, só damos valor para a qualidade da noite dormida quando temos insônia ou passamos o dia cansado para as nossas atividades. O fato é que nascemos com a capacidade de dormir, tanto é que o bebê se mantém mais dormindo do que acordado nos primeiros dias de vida.

Com o passar do tempo, muitas pessoas perdem essa capacidade de dormir, seja por causas clínicas, seja por causas comportamentais.

 “Queixas de insônia relacionadas ao comportamento são as mais frequentes. Como o abuso de bebidas que contém cafeína, sedentarismo, abuso de bebida alcoólica ou uso regular, alimentação excessiva à noite e desorganizada ao longo do dia, uso de computador no período noturno, nível de estresse elevado, dificuldades emocionais”, relata o psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet.

COMO SABER SE TIVEMOS UM SONO REPARADOR?

COMO DORMIR MELHOR?
O especialista dá algumas orientações de comportamentos para atingir uma boa noite de sono.

Bem-estar e Saúde

Leia também

Pode dormir com lentes de contato? Mitos e verdades sobre o uso


Pernas inchadas: por que sofremos com isso, como tratar?


Cólicas menstruais: 5 maneiras de aliviar as dores e deixar esse período mais confortável


Febre Oropouche: o que é, sintomas e tratamento; conheça a doença similar à Dengue


Existe intervalo ideal entre as gestações? Famosas "emendam" gravidez


Como trocar doces por opções mais saudáveis?