Doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. - Jcomp/Freepik
ENTENDA!

Como saber se tenho problema cardíaco? 5 sintomas de que seu coração não está bem

Médico cardiologista aponta sinais de que você pode sofrer com algum problema cardíaco, como cardiomiopatia, insuficiência ou arritmia

Guilherme Giagio Publicado em 27/05/2024, às 15h00

O coração, responsável por bombear sangue e nutrientes para todas as partes do corpo, é o ponto central do sistema circulatório. O órgão, vital para a sobrevivência humana, está diretamente atrelado à saúde - ou à falta dela, em alguns casos. Mas como saber se tenho problema cardíaco?

Se você convive com problemas espalhados pelo corpo, muito cuidado: estes podem ser sintomas de que seu coração não está bem. E a condição ruim do órgão pode desencadear uma série de outras condições, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmia e outras.

De acordo com o médico cardiologista Roberto Yano, o check-up de saúde é fundamental para prevenir problemas cardíacos. O especialista acrescenta que uma doença cardiovascular dá diversos sinais antes de chegar à pior fase: "É importante estar atento aos sinais do seu corpo".

Check-up: qual a importância dos exames de rotina?

Sinais de alerta para problema cardíaco

O especialista reforça que o diagnóstico precoce aumenta as chances de êxito do paciente. Porém, muitas vezes o paciente não relaciona com o coração: "Se forem observados e levados a um especialista, podem facilitar e acelerar o diagnóstico e o tratamento, salvando a vida do paciente”.

Mas como identificar esses sinais? É o que Yano também explica à AnaMaria:

Importância do check-up

De maneira geral, recomenda-se que o check-up médico seja feito de maneira anual. No caso de pessoas com predisposições, o número de idas ao médico pode aumentar. As consultas e exames facilitam a identificação de possíveis doenças ou alterações maléficas ainda em fase inicial.

O diagnóstico precoce é fundamental para maiores chances de cura e um tratamento efetivo das doenças identificadas previamente. No caso das doenças no coração, o cardiologista explica: "É  fundamental buscar assistência médica e realizar os exames necessários, lembre-se que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação total”.

Além disso, Yano revela outros cuidados que se fazem necessários, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, controle do estresse, entre outros.

Leia também

Como trocar doces por opções mais saudáveis?

Como funciona a transição de gênero? Entenda o processo de Maya Mazzafera

sinais sintomas coração infarto problema cardíaco problema no coração

Leia também

Caso Ingrid e Leandro: entenda mais sobre disfunção erétil psicológica


Zezé Di Camargo fez procedimento para ser pai após vasectomia; entenda


Mioma no útero pode representar algum risco à saúde?


Cutucar o ouvido: por que você deve evitar esse hábito


Mau hálito bucal e estomacal: conheça as diferenças


Caso Marrone: cirurgias plásticas no rosto podem ter agravado o glaucoma do cantor?