Como as mudanças climáticas afetam a sua saúde hormonal? - Unsplash
Endocrinologia

Como as mudanças climáticas afetam a sua saúde hormonal?

Entender essa relação é fundamental para otimizar nossa saúde ao longo do ano

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 01/11/2023, às 09h00

A mudança das estações é mais do que uma simples transição de paisagens e temperaturas: tem implicações profundas em nossa saúde hormonal. O corpo humano é sintonizado com o ambiente, e os ritmos naturais do planeta influenciam diretamente o nosso sistema endócrino. Entender essa relação é fundamental para otimizar nossa saúde ao longo do ano.

Nossos ritmos circadianos, ou relógio biológico, são grande parte regulados pela exposição à luz solar. Durante os meses mais ensolarados, a maior exposição à luz influencia a produção de melatonina, o hormônio do sono. Em contrapartida, nos meses mais escuros, a redução da luz pode levar a uma produção elevada de melatonina, o que pode explicar por que muitas pessoas se sentem mais cansadas ou deprimidas no inverno.

A temperatura externa influencia na forma como o nosso corpo queima energia. No frio, ele precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna, o que pode afetar nosso metabolismo basal. Esta é uma das razões pelas quais algumas pessoas sentem mais fome durante o inverno. Além disso, a tireoide, glândula responsável pela regulação do metabolismo, pode ser mais ativa durante os meses mais frios.

A mudança nas estações pode afetar nosso humor e bem-estar emocional. O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é uma forma de depressão relacionada às mudanças sazonais, e acredita-se que esteja ligado a alterações hormonais. A redução da luz solar no inverno pode levar a uma queda nos níveis de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, sono e apetite.

DICAS PARA OTIMIZAR A SUA SAÚDE HORMONAL AO LONGO DO ANO

  1. Adapte sua rotina à luz natural: tente acordar com o nascer do sol e reduzir a exposição à luz artificial à noite.
  2. Mantenha-se ativo: o exercício pode ajudar a regular o metabolismo e melhorar o humor, independentemente da estação.
  3. Consulte regularmente um endocrinologista: mudanças hormonais podem ser sutis. Mantenha check-ups regulares para monitorar sua saúde hormonal.

O mundo ao nosso redor desempenha um papel significativo na regulação de nossa saúde hormonal. Reconhecer e respeitar a conexão entre o meio ambiente e nosso sistema endócrino é essencial.

A endocrinologia nos oferece ferramentas para entender e navegar pelas nuances dessas mudanças, permitindo uma vida mais equilibrada e saudável, em harmonia com as estações.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal.

saúde hormônios Coluna Dra. Thaís Mussi hormonal

Leia também

Creme de leite vegetal X animal: qual o melhor para saúde?


Gosta de comida mediterrânea? conheça os benefícios que ela traz para a sua saúde


Fisioterapia pélvica: conheça 6 benefícios da prática que ajuda na reabilitação de Preta Gil


Só ovo? Entenda os perigos da dieta de Fabio Assunção feita para filme


Conheça espaços em São Paulo para praticar esportes paralímpicos


Preta Gil diz que está usando fraldas: entenda como fica a vida após a amputação do reto