Glória Maria e Michelle Obama são duas grandes inspirações. - Instagram/@gloriamariareal e @michelleobama
Comportamento

6 mulheres negras maduras e notáveis para te inspirar

Consciência Negra: confira 6 mulheres que são exemplo de força e coragem

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 25/11/2022, às 08h00

Acabamos de celebrar, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, data que representa a luta pela liberdade e igualdade racial. Infelizmente, não podemos negar que a nossa sociedade ainda é muito racista e preconceituosa.

Essa data é essencial para lembrarmos a importância de ressignificarmos nossas relações sociais e de reconhecermos o valor de todas as pessoas, independentemente da cor da pele.

No Brasil, ser mulher, preta e mais velha traz muito mais desafios e dificuldades. Por isso, é preciso criar espaços que representem e valorizem suas vivências e conquistas em diversas áreas.

Pensando nisso, trago 6 mulheres maduras negras que são para lá de potentes e inspiradoras. Confira, na sequência!

1. TAÍS ARAÚJO (43) E MAJU COUTINHO (44)

Taís Araújo e Maju Coutinho (Crédito: Instagram/@taisdeverdade e @majucoutinhoreal)

 

A atriz Taís Araújo enfrentou preconceitos, principalmente no início da carreira, mas com talento e garra, venceu! Inclusive, conquistou o posto de primeira protagonista negra da maior emissora da televisão brasileira, a TV Globo, quando estrelou a novela 'Da Cor do Pecado'.

Já Maju Coutinho é uma jornalista de peso, que inspira muitas meninas negras a sonharem em conquistar seu espaço e reconhecimento profissional. Elas apontam para a televisão, sorriem e se sentem representadas. É lindo!

2. PRETA GIL (48) E NAOMI CAMPBELL (52)

Preta Gil e Naomi Campbell (Crédito: Instagram @pretagil e Steven Meise, para a capa da Vogue)

 

Há algum tempo, a cantora Preta Gil ajuda mulheres a se aceitarem como são, independentemente da cor e do corpo. Tanto que a cantora tem milhares de seguidoras, que adoram ver suas fotos de biquíni, pois se sentem representadas e se identificam com sua verdade.

E o que dizer da top model, Naomi Campbell? Nos anos 1980, época em que praticamente inexistiam modelos negras, conquistou seu espaço no mundo na moda. Atualmente, é mãe de uma criança pequena e continua modelando!

3. GLÓRIA MARIA E MICHELLE OBAMA (58)

Glória Maria e Michelle Obama (Crédito: Instagram/@gloriamariareal e @michelleobama)

 

A jornalista Glória Maria, que prefere não revelar a idade, é puro talento e inspiração, sendo considerada a primeira repórter negra da televisão brasileira. Atualmente, ela integra a equipe do programa 'Globo Repórter'.

Michelle Obama é advogada e esposa do ex-presidente Barack Obama. Ela foi primeira negra a ocupar o posto de primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Não precisa dizer mais nada, não é mesmo?

Lembrete final: Existem muitas outras mulheres que merecem ser lembradas aqui, como Viola Davis, Zezé Motta, Alcione, Cacau Protásio, Cris Vianna, Beyoncé Oprah Winfrey, que representam e inspiram muitas mulheres!

*LEKA OLIVEIRA é produtora de conteúdo, empreendedora e colunista ageless. Na Revista AnaMaria apresenta artigos para as mulheres maduras, principalmente com foco em moda, beleza e autoestima. Instagram: @lekaolliveira - Idade Sem Regras

 

 

 

racismo representatividade Leka Oliveira Consciência negra Mulheres Maduras Ageless Idade Sem Regras Etarismo Maturidade Feminina Influencers Maduras Mulheres 50 mais Preconceito Racial Dia Da Consciência Negras Mulheres Pretas Mulheres 60 Mais Mulheres 40 mais

Leia também

Etarismo fashion: existe idade ideal para usar biquíni?


Veja 3 dicas de maquiagem especialmente para mulheres maduras


Pilates: veja 3 ótimos motivos para praticar na maturidade


Boas práticas para combater o etarismo feminino


Moda na maturidade: como ressignificar as "regras" do que você supostamente pode vestir?


3 dicas de empreendedorismo para mulheres maduras