sábado,13 junho , 2026
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
  • Colunas
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
  • Colunas
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados

Chocolate, queijo e vinho tinto te ajudam a viver melhor; veja por que

Descubra como consumir essas delícias de forma equilibrada para proteger o coração, turbinar a memória e garantir mais saúde no seu dia a dia

Helena Gomes Por Helena Gomes
27/04/2026
Em Alimentação
chocolate-queijo-e-vinho

Saiba como comer bem e incluir chocolate amargo, queijo e vinho na dieta pode proteger seu cérebro e coração segundo novos estudos - Canva Equipes/Изображения пользователя Виктория//Mhada Eugen//tonyoquias de Getty Images Pro

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Quem disse que para ser saudável é preciso abrir mão do prazer? Pois saiba que o chocolate amargo, o queijo e o vinho tinto, muitas vezes vistos como “vilões”, são na verdade grandes aliados da longevidade. Uma pesquisa recente da Universidade Estadual de Iowa revelou que o consumo moderado desses itens está associado a uma melhor função cognitiva e ao retardamento do envelhecimento cerebral.

Comer bem significa encontrar o equilíbrio entre nutrientes e sabor. De acordo com o estudo, os participantes que incluíram essas iguarias na dieta apresentaram uma memória mais afiada e menos inflamações no corpo. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em antioxidantes e compostos bioativos que protegem nossas células contra o desgaste do tempo. Portanto, aquela taça de vinho ou o pedacinho de chocolate após o almoço podem ser o segredo para uma vida longa.

PROPAGANDA

Os benefícios do chocolate amargo para o seu coração

O primeiro passo para aproveitar essas vantagens é escolher os produtos certos. O chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, é um verdadeiro “remédio” natural, pois contém flavonoides que melhoram o fluxo sanguíneo. Além disso, ele ajuda a reduzir a pressão arterial e aumenta o colesterol bom (HDL). Com o intuito de melhorar o humor, o cacau também estimula a liberação de endorfinas, garantindo aquela sensação de bem-estar imediata.

Certamente, o queijo também entra nessa lista poderosa. Diferente do que se pensava antigamente, os laticínios integrais e curados, como o parmesão e o gouda, são fontes riquíssimas de vitamina K2 e cálcio. Esses nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos e para o metabolismo. Como resultado, o consumo de queijos curados ainda oferece probióticos, que equilibram a flora intestinal e fortalecem a imunidade de maneira natural e saborosa.

PROPAGANDA
chocolate-queijo-e-vinho
Esses nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos e para o metabolismo – Canva Equipes/tonyoquias de Getty Images Pro

Vinho tinto e o segredo da juventude celular

Para completar o trio, o vinho tinto se destaca pela alta concentração de resveratrol. Esse antioxidante, encontrado na casca da uva, protege os vasos sanguíneos e combate os radicais livres. Conforme os especialistas indicam, o consumo de uma taça pequena contribui para a saúde do cérebro, prevenindo doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Todavia, é fundamental lembrar que a moderação é a regra de ouro para colher todos esses benefícios sem prejudicar o organismo.

Em virtude de suas propriedades anti-inflamatórias, o chocolate amargo, o queijo e o vinho tinto formam um combo de proteção cardiovascular. Por fim, ao combinar esses alimentos com uma rotina de exercícios e hidratação, você constrói um escudo para o seu corpo. Afinal, comer bem é um ato de autocuidado que envolve nutrir o corpo e também a alma com o que há de melhor na gastronomia.

PROPAGANDA

Resumo: Chocolate amargo, queijos curados e vinho tinto possuem antioxidantes que protegem o cérebro e o coração. Estudos mostram que, com moderação, esses alimentos retardam o declínio cognitivo e combatem inflamações. O segredo da longevidade está em equilibrar essas delícias em uma dieta consciente.

Leia também: Nem cortar, nem exagerar: o segredo para aproveitar o chocolate sem excessos na Páscoa

Tags: Alimentação e memóriaBenefícios do chocolatechocolate amargocomer bemDieta da longevidadefunção cognitivaLongevidadesaúde do coração
Helena Gomes

Helena Gomes

Editora da Bons Fluidos e repórter da AnaMaria Digital. A jornalista já passou por Estadão, Band, e também foi estagiária na Editora Perfil

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
  • Colunas