Chamado de “Setembro Vermelho”, este mês é marcado por uma série de campanhas de prevenção e conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. A cada minuto, uma pessoa é vítima de uma condição cardíaca, a primeira causa de morte em todo o mundo. No Brasil, os números chegam a 350 mil mortes por ano.
Por isso, cuidados com os níveis de colesterol, com a hipertensão, níveis de estresse, glicemia e até sobrepeso são essenciais para controlar e evitar as doenças cardíacas, garantido a saúde cardiovascular.
Pensando nisso, AnaMaria Digital conversou com o cardiologista Caio Henrique, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que responde às principais dúvidas sobre os infartos. Veja abaixo:
1. O que são infartos?
“O infarto é uma lesão no músculo do coração causada por uma diminuição do suprimento de oxigênio para as células”, explica.
2. Quais são os tipos de infarto?
Atualmente, tem-se conhecimento de 5 tipos de infarto:
- Tipo 1: quando ocorre a ruptura da placa de gordura no interior da artéria.
- Tipo 2: quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de oxigênio que o coração precisa e a que realmente chega ao órgão, sem relação com a ruptura da placa de gordura.
- Tipo 3: associado a morte súbita.
- Tipo 4: associado ao procedimento de angioplastia pela hemodinâmica.
- Tipo 5: associado à cirurgia cardíaca.
3. Qual a diferença entre infarto e ataque cardíaco?
“Ataque cardíaco é o termo mais popular para a denominação médica ‘infarto agudo do miocárdio'”, esclarece Caio.
4. Quais os principais fatores de risco para o infarto?
Dentre os principais fatores de risco, temos a hipertensão, o diabetes, alterações do colesterol, tabagismo e histórico familiar.
5. Quais são os principais sintomas do infarto?
“Os sintomas possíveis do infarto são dor no peito, falta de ar, suor frio, palidez, náuseas, vômitos, tontura e desmaio”, explica o especialista.
6. Como agir diante de uma suspeita de infarto?
Na suspeita de um infarto, a orientação é buscar imediatamente atendimento médico de emergência.
7. Qual o tratamento para infarto?
O tratamento dos pacientes de infarto é feito com medicamentos específicos – que variam caso a caso -, e muitos precisam também fazer um procedimento chamado angioplastia com colocação de stent via cateterismo cardíaco para recobrarem a saúde.
8. Como se proteger de um infarto?
“A proteção do infarto é feita com o tratamento adequado dos fatores de risco como hipertensão e diabetes, por exemplo”, explica. “Além disso, a manutenção de um estilo de vida saudável faz parte da prevenção.”