O último capítulo do remake de ‘Pantanal’ foi cheio de emoção. A obra adaptada por Bruno Luperi foi ao ar na noite da última sexta-feira (07) e encerrou um ciclo próspero na TV Globo.
Cheio da essência familiar e ancestral da trama dos pantaneiros, o desfecho da novela teve finais felizes, casamentos, amor fraterno, novos peõezinhos, avançou no tempo e soube preservar a aura mística de algumas personagens.
Confira que finais levaram os protagonistas do folhetim de Benedito Ruy Barbosa:
HERDEIRO DA SELA DE PRATA
O desfecho de Tadeu (José Loreto) provou que mais do que o sangue, é a alma que nos faz pertencer a uma família. Sim, a sela de prata de José Leôncio (Marcos Palmeira, que interpretou Tadeu na versão original) foi passada para o filho de Filó.
Na disputa pelo título que vem com o objeto, Tadeu se mostrou merecedor e recebeu as bênçãos do Velho do Rio (Osmar Prado), que tocou seu berrante.
No entanto, o jovem peão logo descobriu que não era filho biológico de Zé Leôncio, e decide ir embora. No entanto, o Velho do Rio aparece para mais este neto, e o convence de que ele é um verdadeiro Leôncio.
Ao voltar para a fazendo, pai e filho se reencontram e se dão um forte abraço, chorando ao colocar todos os rancores e orgulho de lado.
TRÊS CASAMENTOS
Três finais felizes consagraram o amor no Pantanal: José Leôncio e Filó (Dira Paes), Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu e Zefa (Paula Barbosa), este último casal ainda que está esperando mais um pequeno Leôncio.
O destaque do belo casamento, no entanto, veio durante as comemorações, com o discurso do anfitrião Zé Leôncio.
“Eu te amo Filó!”, começou ele – que sempre teve dificuldades em admitir seu amor pela amada – diante dos convidados e fazendo a noiva levar a mão ao coração de emoção. “Eu nunca tive coragem de dizer isso. A verdade é que eu sempre amei essa mulher. E a vida toda ela foi me mostrando dia a dia nos gestos, nas palavras, no apoio, o que é o amor de verdade”.
“Hoje nóis tá aqui celebrando esse amor, esse encontro. Um amor ao Pantanal, um amor à mãe Terra e o desejo de que essa nova geração que tá vindo aí consiga regenerar essa terra tão linda que é o pantanal. Que todo esse amor se reverta em recuperação ambiental”, disse o peão em seu discurso, que logo lascou um beijão em uma Filó toda emocionada.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Atores que fizeram a primeira versão da novela também foram convidados para a festa. Cristiana Oliveira, Ingra Lyberato, Giovanna Gold e Sérgio Reis, este último que deu um show de viola!
AMIZADE IMPROVÁVEL REATADA
A tristeza de Zaquieu (Silvero Pereira) chegou ao fim com um convite do peão Alcides (Juliano Cazarré), que reencontrou o amigo e o convidou para tocar com ele as terras de Sarandi, que logo foi aceito!
REENCONTRO DE MÃE E FILHA
No casamento, Mary Bru (Isabel Teixeira) e Alcides voltam de Sarandi para festejar com os amigos e o reencontro entre Bruaca e sua filha Guta (Julia Dalavia), com quem teve um relacionamento conturbado e profundo, acontece.
Em meio a muitas lágrimas, Maria decide que deve uma explicação para a filha e finalmente conhece o netinho.
Além disso, a repaginada que a mulher recebeu foi amplamente elogiada pelos fãs da novela, que elogiaram a personagem agora empoderada.
ADEUS AO REI DO GADO
Depois de tanto duvidar, José Leôncio acaba assumindo o lugar de seu pai, desaparecido décadas antes, de Véio do Rio. O peão morreu com o quadro do pai nas mãos e reencontrou o patriarca enquanto Filó e os filhos choravam sua morte.
ANOS DEPOIS
O tempo passou e Filó seguiu esperando um sinal do amado Zé Leôncio. Enquanto isso, a pequena oncinha Maria, filha de Jove e Juma, e o ‘caramulhãozinho’ Antero, filho de Irma e Zé Lucas, brincam com o Velho do Rio.
Uma curiosidade sobre a cena é que os pequenos atores que interpretaram as crianças são os filhos do autor Bruno Luperi, bisnetos de Benedito Ruy Barbosa.
E se não bastasse tudo isso, o grande Benedito Ruy Barbosa, criador desta linda história reescrita pelo seu neto Bruno Luperi, narrou as palavras de encerramento de ‘Pantanal’.