Morreu, durante a madrugada desta segunda-feira (17), o músico João Donato. O famoso foi considerado ícone no cenário do MPB e faleceu aos 88 anos no Rio de Janeiro, após enfrentar diversos problemas de saúde.
A morte, anunciada pela manhã, ocorreu após Donato ser acometido por uma infecção nos pulmões. O acreano era pianista, arranjador, cantor e compositor. Em vida, foi parceiro de João Gilberto e seu trabalho como pianista se tornou uma grande referência na criação do ritmo brasileiro.
VELÓRIO
A equipe de João usou o Instagram oficial do artista para homenageá-lo: “Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi pra lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”.
“A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser divulgado brevemente”, finalizou a publicação.
O musicista ostentava 74 anos de trajetória musical, e chegou a ser indicado para um Grammy Latino. Aos 15 anos, ele foi introduzido no ramo musical tocando sanfona no programa Manhãs na roça, de Zé do Norte. Aos 22, gravou seu primeiro disco sob a direção musical de Tom Jobim. Durante sua carreira, João participou de discos de nomes gigantescos, como Gal Costa e Gilberto Gil.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
HOMENAGENS
Famosos se pronunciaram sobre a triste notícia. “Gratidão por tudo! Beijo imenso na família que tanto gosto”, escreveu a cantora Maria Gadú na publicação oficial.
Marcelo D2 publicou uma mensagem especial para o músico, e lamentou: “João Donato foi um dos seres humanos mais incríveis que conheci nessa passagem, um Brasileiro sensacional? Me chamava de Marcelinho e isso enchia meu coração. Vou sentir muito sua falta, meu amigo, descanse em paz”.
João Donato foi um dos seres humanos mais incríveis que conheci nessa passagem, um Brasileiro sensacional… me chamava de Marcelinho e isso enchia meu coração. Vou sentir muito sua falta meu amigo, descanse em paz
— Marcelo D2 (@Marcelodedois) July 17, 2023