A Doctoralia divulgou uma pesquisa inédita sobre saúde mental. O levantamento feito com 3.400 pessoas em todo o Brasil, mostra que 39,3% dos brasileiros já fazem ou fizeram terapia, enquanto 20,5% afirmam nunca ter cogitado buscar ajuda profissional. Entre os que pensaram em iniciar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, 19,7% desistiram por falta de recursos financeiros, 12,9% pela dificuldade em escolher um profissional e 7,6% devido à vergonha ou estigma.
O estudo também revela que 54% dos entrevistados não percebem barreiras significativas para procurar tratamento, mas ainda há quem associe a terapia à ideia de “coisa para pessoas fracas ou loucas” (12,9%).
Entre os medos mais comuns estão a dificuldade de se abrir com o profissional (9,5%), o receio de reviver traumas (7,6%) e a sensação de que a terapia pode não trazer resultados, gerando perda de tempo (6,1%). Em contrapartida, a maioria (62,8%) declarou não ter receios em relação ao processo terapêutico.
“Muitos brasileiros sabem da importância da terapia, mas ainda enfrentam obstáculos financeiros, sociais e culturais”, diz Flávia Soccol, Head de Patient Care da Doctoralia. “O suicídio já é uma das principais causas de morte nessa faixa etária. Precisamos conversar sobre saúde mental sem preconceitos e estimular a busca por ajuda profissional. Informação e acolhimento são fundamentais na prevenção”, acrescenta o psiquiatra Ayman Yassine Salim.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1489, de 3 de outubro de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.








