As temperaturas amenas e a baixa umidade do inverno deixam evidente o quanto o clima da estação pode afetar nossa pele. Um dos sinais mais claros são os lábios rachados do frio, que podem até ficar doloridos. Você sabe como evitar esse problema?
De acordo com a dermatologista Laís Rios, membro e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a temperatura mais baixa, o clima seco e a exposição solar intensa são os principais fatores que desencadeiam os lábios rachados do frio.
Isso porque essas condições levam à diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, ou seja, a desidratação, contribuindo para que a pele fique mais sensível. Vale destacar que os lábios têm uma camada de epiderme muito mais fina e, por isso, precisam de mais cuidado durante a estação.
Você sabe como cuidar da pele no inverno? Confira 10 dicas
Entretanto, o clima do inverno não é o único fator. “Algumas doenças também podem ser a causa, como hipotireoidismo e deficiência de algumas vitaminas do complexo B, por exemplo”, afirma a médica à AnaMaria.
Hábitos terríveis para lábios ressecados
Quem sofre com os lábios rachados do frio tem alguns hábitos como puxar as ‘pelinhas’ ou morder o lábio. Apesar de parecerem soluções para contornar o aspecto ressecado da boca, esses costumos devem sem completamente evitados.
“Não se deve puxar a pele que está soltando e nem morder os lábios, pois vai tirar a proteção natural do lábio e ainda vai machucar e sangrar”, explica a dermatologista.
Lamber os lábios também não é indicado, afinal, isso causa o efeito rebote. Embora dê a sensação instantânea de que a região está umedecida, o que aconte logo depois é a fissura, ardência e vermelhidão no lábio. “O pH da saliva é ácido, o que contribui mais ainda para o ressecamento”, afirma Laís.
Saiba como ter uma boca bonita e hidratada até nos dias mais frios
O que fazer para evitar os lábios rachados do frio?
Se você sofre com a condição de lábios ressecados em qualquer época do ano, mas, sobretudo, no inverno, saiba que existem alguns cuidados para evitar esse problema.
A primeira delas é a alta hidratação, além de evitar as condições de frio intenso, a exposição solar intensa e a água quente no banho ou na hora de lavar o rosto. “Use produtos adequados para os lábios, como bastões labiais com protetor solar e substâncias hidratantes e reparadoras, como pantenol, manteiga de cacau e vitamina E”, orienta Laís.
Inclusive, a combinação da manteiga de cacau com hidratante vai potencializar os resultados na hora de cuidar dos lábios rachados do frio. Isso porque a manteiga de cacau é rica em gordura, de forma que impede a perda de água. Por sua vez, o hidratante irá repor a água que foi perdida no processo de ressecamento da pele. Vale optar pelos produtos que não têm aromatizantes ou cores para evitar reação.
Manteiga de cacau labial não é uma aliada na hidratação; entenda os motivos
“Além das substâncias tópicas, procedimentos de consultório, como laser, skinbooster e mesoterapia, podem ajudar na hidratação labial, prevenindo e tratando os lábios ressecados“, indica a médica.
Leia mais:
Receitinha simples para manter os lábios hidratados
3 dicas para cuidar dos lábios durante o outono