Hoje está está sendo um dia normal para você? Para a maioria, não! Pelo menos é o que defende o conceito conhecido como Blue Monday (segunda-feira azul, na tradução literal). O termo, criado em 2005, faz referência à terceira segunda-feira de janeiro, que seria o dia mais triste do ano.
O motivo para esse baixo astral geral é uma fórmula que combina diversos fatores, como o clima, dívidas acumuladas pós-festas, baixos níveis de motivação, o retorno ao trabalho depois das férias e volta às aulas das crianças. Vale destacar que esse é um conceito britânico, por isso, nem todos os fatores se encaixam à realidade brasileira.
A origem do Blue Monday
O termo Blue Monday foi cunhado pelo psicólogo Cliff Arnall. O ex-professor da Universidade de Cardiff, no País de Gale, alega que a sua a equação é capaz de determinar o dia mais triste do ano. Essa fórmula considerava variáveis como condições climáticas, nível de endividamento, tempo desde o Natal, falhas nas resoluções de Ano Novo e baixos níveis de motivação.
No entanto, a comunidade científica critica a falta de rigor e validade dessa equação, classificando-a como pseudociência.
Fatores que contribuem para o sentimento de tristeza
Embora a base científica do Blue Monday seja questionável, alguns fatores podem contribuir para sentimentos de tristeza nesta época do ano:
- Clima: em muitas regiões, do mundo janeiro é marcado por dias curtos e clima frio, o que pode afetar o humor e a energia das pessoas. No Brasil, o mês é conhecido pelas altas temperaturas do verão. Para quem está disponível para aproveitar praias e piscinas, ótimo! Do contrário, o calorão pode aumentar ainda mais os sintomas de irritabilidade.
- Situação financeira: as despesas comuns durante as festas de fim de ano podem resultar em preocupações financeiras no início do ano.
- Metas de Ano Novo: a empolgação com o início do ano já dá lugar ao marasmo dos dias comuns até demais. Por isso, pode ser ainda mais difícil manter-se focado nas metas estabelecidas para o início da nova etapa. E essa dificuldade pode gerar sentimentos de frustração e desânimo.
Como lidar com o ‘dia mais triste do ano’?
Embora o conceito de Blue Monday não tenha um embasamento científico sólido, a data serve como um lembrete para a importância de cuidar da saúde mental, especialmente durante períodos potencialmente desafiadores no início do ano.
Por isso, é importante adotar medidas que promovam o bem-estar emocional:
- Atividade física: exercícios regulares ajudam na liberação de endorfinas, melhorando o humor.
- Alimentação equilibrada: uma dieta saudável contribui para a saúde mental e física.
- Sono adequado: manter uma rotina de sono regular é fundamental para o equilíbrio emocional.
- Interação social: conectar-se com amigos e familiares pode oferecer suporte emocional e reduzir sentimentos de isolamento.
Leia também
Dia de São Sebastião: saiba quais cidades declaram feriado em 20 de janeiro