A Polícia Civil prendeu três suspeitos de usar a imagem de famosos para aplicar golpes com propagandas falsas no Distrito Federal. Entre as vítimas do grupo estava Marcos Mion, que teve sua imagem recriada com inteligência artificial. A ação da PCDF faz parte da Operação Voiceover contra golpes com IA.
Os suspeitos são Gustavo Cardoso Marques, de 22 anos, João Victor Gomes, de 23 anos, e Kauã Moura Calçado, de 20 anos. O trio exibia vida de luxo nas redes sociais, com carros, lanchas e acessórios. Eles devem responder pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Em um dos golpes com IA, o grupo manipulava a imagem e a voz de Marcos Mion para anunciar uma promoção do restaurante Outback. As propagandas falsas circulavam nas redes sociais e em plataformas de mensagens. Ao clicar no link, os usuários eram direcionados ao site fake para concluírem o pagamento.
De acordo com a polícia, em apenas quatro dias, 27 pessoas denunciaram o golpe, mas há vítimas em todo o país. Ainda não é possível precisar a quantia que o trio movimentou. Marcos Mion e o Outback ressaltaram que a publicidade é falsa e que não têm qualquer ligação com a mensagem. Veja a nota no final.
Os golpes com IA com famosos
Casos como esse demonstram como a tecnologia está revolucionando as fraudes digitais. Os golpes que utilizam inteligência artificial para manipular a imagem e voz de pessoas conhecidas têm maior taxa de sucesso, já que exploram a confiança das vítimas.
Nos últimos meses, além de Marcos Mion, os criminosos também associaram as imagens de outros famosos aos golpes. Na França, uma mulher perdeu 830 mil euros (cerca de R$ 5,1 milhões) após sofrer golpe de uma pessoa que se passava por Brad Pitt por meio de Inteligência Artificial.
No Brasil, os criminosos utilizaram a imagem e a voz falsas de Dráuzio Varela em uma propaganda de medicamentos. O médico negou a publicidade e reforçou se tratar de um golpe. Veja abaixo:
Como evitar ser alvo de criminosos?
O avanço das tecnologias de IA traz inúmeros benefícios, mas também é uma ferramenta poderosa nas mãos de criminosos. Para se proteger de golpes com IA, algumas medidas simples são eficazes:
- Verifique a fonte: desconfie de propagandas enviadas por mensagens ou redes sociais que prometem grandes descontos ou prêmios. Sempre confirme a autenticidade da oferta no site oficial do produto ou serviço.
- Analise o conteúdo: vídeos ou áudios manipulados podem apresentar pequenos sinais de edição, como expressões faciais ou movimentos labiais desalinhados.
- Evite clicar em links desconhecidos: links suspeitos podem levar a sites fraudulentos ou infectar dispositivos com malwares.
- Use ferramentas de segurança: softwares antivírus e bloqueadores ajudam a identificar e evitar armadilhas digitais.
Além das vítimas diretas, essas fraudes colocam em debate a responsabilidade das plataformas digitais, que muitas vezes são usadas para disseminar conteúdo falso. Empresas de redes sociais têm intensificado esforços para identificar e remover materiais enganosos, mas a velocidade de adaptação dos criminosos é um desafio constante.
Comunicado de Marcos Mion
“A assessoria jurídica de Marcos Mion, representada por seu advogado Pedro Fida, vem a público esclarecer informações falsas que têm circulado nas redes sociais envolvendo a imagem do apresentador e uma suposta campanha publicitária do restaurante Outback, que inclui um “voucher promocional de rodízio”.
Trata-se de um vídeo falso e manipulado, no qual o áudio foi alterado de forma intencional para uma promoção inexistente. Reiteramos que essa suposta “campanha” não possui qualquer relação com ações ou publicidades oficiais realizadas por Marcos Mion.
Orientamos o público a desconsiderar e não compartilhar esse tipo de material e reforçamos que medidas legais já estão sendo tomadas para identificar e responsabilizar os responsáveis pela criação e divulgação desse conteúdo.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a verdade. Qualquer iniciativa ou campanha vinculada ao nome de Marcos Mion será sempre anunciada por canais oficiais e confiáveis.”
Nota do Outback
“O Outback Steakhouse alerta permanentemente os consumidores sobre golpes que se utilizam do nome da marca para divulgar promoções inexistentes nas redes sociais.
Sempre preocupado com a segurança e proteção dos consumidores, a marca está trabalhando para derrubar os perfis e sites falsos, além de reforçar esse alerta para os clientes. A marca reitera que utiliza apenas os canais oficiais para comunicar benefícios e promoções, como o site oficial (www.outback.com.br) e os perfis nas redes sociais, que são @OutbackBrasil no Instagram, Facebook, X e Threads e @Outback_Brasil no TikTok. Os perfis são identificados com o selo de verificação azul.
É importante esclarecer que o Outback Steakhouse não solicita códigos, senhas ou transações via PIX. Os pagamentos via PIX acontecem apenas dentro dos restaurantes, nunca pela internet. Para verificar a autenticidade de qualquer comunicação, o Outback orienta que os clientes entrem em contato através do Fale Conosco no site oficial.”
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