Amigas desde criança, Duda e Ana Patrícia vão viver um momento épico a partir das 17h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (9). Elas são finalistas e lutam pela medalha de ouro na final do vôlei de praia feminino das Olimpíadas de Paris.
Quatro medalhas e quase R$ 1 milhão: saiba quanto Rebeca Andrade ganhou nas Olimpíadas de Paris
Duda e Ana Patrícia têm 26 anos e muita história para contar. Elas se conhecem desde a infância, de modo que até mesmo suas famílias se conhecem. As duas cresceram jogando vôlei de praia juntas e até venceram as Olimpíadas da Juventude, em 2014, na China. Há dez anos, entretanto, se separaram e formaram outras duplas para o ciclo dos Jogos de Tóquio.
Ana foi jogar com a medalhista olímpica Ágatha, enquanto Ana Patrícia esteve com Rebecca, ambas numa tentativa de ganhar experiência na competição. O Brasil, no entanto, não conseguiu subir ao pódio no vôlei de praia naquela edição, ficando em nona e quinta posição, respectivamente.
Sem rivalidade feminina: Rebeca Andrade e Simone Biles são exemplos de adversárias no esporte
Após Tóquio, Duda e Ana Patrícia se reuniram novamente. Elas representam o Praia Clube, de Minas Gerais, e foram campeãs mundiais em 2022. No seguinte, as duas conquistaram o vice cempeonato mundial.
Após vencerem as australianas na semifinal das Olimpíadas de Paris, Duda e Ana Patrícia vão encarar as canadenses na final pela disputa da medalha de ouro. A partida será exibida na Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV a partir das 17h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira.
Se vencerem, a dupla do vôlei de praia brasileira vai quebrar o hiato de oito anos sem medalha olímpica na modalidade, além de conquistarem o terceiro ouro para o Brasil nestes jogos.
Leia mais:
O que a participação feminina nas Olimpíadas diz sobre equidade no esporte?
Quantas medalhas o Brasil tem nas Olimpíadas 2024? Veja o quadro atualizado
Psicólogos recomendam assistir às Olimpíadas: entenda a relação entre esporte e saúde mental