O novo drama nacional ‘Inexplicável‘ estreia nesta quinta-feira (5) em todos os cinemas brasileiros. Estrelado por Leticia Spiller e Eriberto Leão, o longa é baseado na verdadeira história de um jovem jogador de futsal paraibano que enfrentou um grave problema de saúde e superou adversidades inimagináveis.
A seguir, AnaMaria traz algumas informações importantes para quem pretende assistir ao filme – confira:
Baseado em uma história real
O filme conta a história real de superação de Gabriel Varandas (Miguel Venerabile), um jovem promissor do futsal paraibano que, após ser campeão, passa por uma crise de saúde que quase o leva à morte. Aos 8 anos, o menino teve o sonho de ser jogador de futebol interrompido quando descobriu um tumor no cérebro – e ainda teve que lidar com uma meningite após o já difícil tratamento. Ele enfrentou graves problemas de saúde e chegou a ser dado como morto.
‘Inexplicável’ também é um livro
Além das telas de cinema, ‘Inexplicável‘ também foi inspirado no livro ‘O Menino que Queria Jogar Futebol’, do jornalista escritor Phelipe Caldas, também paraibano. “É um momento incrível na vida de um escritor ver o seu trabalho ser transformado para outras linguagens, principalmente quando se trata de um filme que parece ser tão primoroso e com um elenco tão potente”, afirmou ao portal g1.
Síndrome do Lobisomem: crianças desenvolvem condição após pais usarem loção para calvície
“Saber que ele emocionou as pessoas a ponto de ser adaptado para o cinema é motivo de muita felicidade”, completou Phelipe.
Renda do filme será doada
A Clube Filmes anunciou que parte da renda do filme será revertida ao Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Essa colaboração entre a distribuidora da produção e o instituto tem o objetivo de contribuir para a luta contra o câncer infantil e incentivar mais doações.
Ao g1, Marcus Varandas, pai de Gabriel, revelou que o filme é uma oportunidade de levar a história de seu filho a ainda mais pessoas do que o livro. “A gente está muito esperançoso quanto ao filme. Nossa expectativa é muito alta, né? Que o filme possa levar fé, levar esperança, para várias pessoas”, disse.
Leticia Spiller e Eriberto Leão como casal
No longa, Leticia Spiller vive Yanna, a mãe de Gabriel, enquanto Eriberto Leão interpreta Marcus, pai do menino. Já Miguel Venerabile assume o papel de Gabriel Varandas. No elenco, também estão André Ramiro como o Dr. Christian, médico que luta pela vida do jovem jogador, e Suely Franco como Suelene, a avó de Gabriel.
“Eu imagino que esse filme vai tocar muitas pessoas. É uma história real. Uma história que realmente aconteceu. A gente conheceu a família toda do Gabriel e foi um momento muito emocionante. Foi um trabalho muito especial que foi além do profissional. É um filme que tem uma lição muito bonita”, disse Spiller ao UOL.
“Não tem como não se emocionar! Vai ser um filme que vai mexer muito com todo mundo. Quando uma história tem que ser contada tem uma conspiração a favor disso. E foi isso que aconteceu nesse filme”, contou Leão.
‘Inexplicável’ faz referência ao fim do filme
O título do filme, ‘Inexplicável‘, é uma referência ao desfecho da história, que até hoje os médicos não conseguiram explicar. Em papo com o portal Exibidor, Eriberto contou que, apesar da história triste, o filme tem um final feliz, graças ao milagre que Gabriel experienciou.
“[O filme] retrata a luta dessa família que teve seus momentos de ceticismo e desesperança, mas que conseguiu com fé e muita vontade de acreditar no impossível e alcançar esse impossível. É um filme inexplicável, porque a ciência não consegue explicar e é um fato real”, destacou.
No entanto, ele ressalta que a obra foge do “clichê religioso” e utiliza mensagens de amor e superação. “Você pode chamar de ‘faith movie’, que é um filme de fé, mas ele é muito mais do que isso. É um filme sobre amor, família, superação e sobre o maior enfrentamento que uma família pode ter.”
Assista ao trailer de ‘Inexplicável‘:
Leia também:
É melhor do que o primeiro? Saiba o que esperar de ‘Gladiador 2’
Além de ‘A Substância’, relembre outros filmes de Demi Moore