Quem nunca ouviu que fritura com azeite é mais saudável (se é que existe fritura que faça bem a alguém…)? Ou que micro-ondas pode causar câncer e outras doenças desconhecidas? O fato é que a cozinha é uma fábrica de mitos. A nutricionista Alessandra Paula Nunes, da empresa Salutem Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo, esclarece o que é real e o que não passa de fantasia. Veja algumas mudanças simples nos seus hábitos culinários que podem tornar suas receitas muito melhores para a saúde. E, claro, escolher produtos naturais em vez daqueles industrializados, como embutidos, ajuda e muito!
Verdade ou mito?
1 Panelas de alumínio contaminam os alimentos.
✔ VERDADE: o metal está relacionado a doenças neurológicas e ósseas, e pode ser transferido à comida. Para reduzir a liberação desses elementos, antes de usar a panela pela primeira vez, ferva água nela cinco vezes seguidas.
2 Comida numa superfície de metal descongela mais rápido.
✘ MITO: a base não interfere. O correto é deixar descongelar lentamente na geladeira, sem colocar na água para acelerar o processo.
3 Cortar verduras com a faca retira nutrientes desses produtos.
✔ VERDADE: o atrito com a faca rompe as fibras, diminuindo a quantidade e a qualidade dos nutrientes. O ideal seria rasgá-las.
4 Cozinhar legumes no vapor faz bem à saúde.
✔ VERDADE: como esse método não mergulha a comida na água, os nutrientes não ficam diluídos no líquido que será jogado fora no fim do cozimento. Eles ficam retidos nos alimentos. E o prato fica gostoso e macio, como os cozidos em água.
5 Comida feita no micro-ondas absorve ondas de radiação e pode causar câncer.
✘ MITO: as micro-ondas não são prejudiciais. O que podem causar são queimaduras em caso de acidente.
6 Bater frutas e legumes no liquidificador não diminui os nutrientes dos alimentos.
✔ PARCIALMENTE VERDADE: ocorre uma certa perda nutricional, porém ela pode ser minimizada se o suco ou creme for consumido imediatamente.
7 As frituras feitas com azeite são mais saudáveis.
✘ MITO: apesar de ser um tipo de gordura boa, quando aquecido, o azeite sofre uma alteração na sua estrutura, que o torna saturado. É melhor consumi-lo frio, na finalização dos pratos. E nenhuma fritura é boa para sua saúde, afinal.
8 É preciso deixar o feijão de molho antes de cozinhar.
✔ VERDADE: isso diminui o alto teor de ácido fítico – substância que prejudica a absorção de alguns minerais, como ferro e cálcio.