O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, do Nacional do Uruguai, morreu na noite da última terça-feira (27) em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
A atualização foi fornecida por meio de um boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde o jogador estava internado desde a última quinta-feira (22), quando passou mal em campo. Veja a seguiro que aconteceu com o jogador Izquierdo.
Izquierdo sofreu uma arritmia seguida de parada cardíaca enquanto estava em campo no Morumbi, aos 39 minutos de uma partida contra o São Paulo pela Copa Libertadores da América.
O zagueiro caiu sozinho e foi prontamente atendido por equipes médicas de ambos os clubes, sendo levado ao hospital de ambulância. O jogador necessitou de reanimação imediata. Ao chegar ao hospital em parada cardíaca, foram realizadas manobras de ressuscitação e utilizado um desfibrilador para estabilizar seu quadro clínico.
Desde então, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Izquierdo apresentou uma “progressão do comprometimento cerebral” após exames realizados no domingo (25), além de um aumento na pressão intracraniana.
O traslado do corpo para velório e sepultamento será feito por um avião da Força Aérea Uruguaia. Ele deixa a esposa e dois filhos.
Nota oficial do hospital
“O Hospital Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”, diz o boletim médico.
Quem é Izquierdo?
Izquierdo começou a carreira no Cerro, do Uruguai. Ele já jogou no Montevideo Wanderers e, posteriormente, se transferiu para o Atlético San Luis, do México.
Ao voltar para o Uruguai, ele atuou novamente no Wanderers, no Nacional, no Liverpool e retornou ao Nacional neste ano. Até o momento, são 25 partidas na temporada.
Leia mais:
Como saber se tenho problema cardíaco? 5 sintomas de que seu coração não está bem
Conheça os mitos e as verdades da arritmia cardíaca
Conheça a diferença entre ataque cardíaco e crise de pânico