Basta começar um relacionamento que muita gente ganha alguns quilinhos. E há vários motivos para isso, especialmente porque é muito comum (e gostoso) sair para comer aquela sobremesa deliciosa e ir àquele barzinho tomar uma cerveja e petiscar quando você está conhecendo alguém. Mas para você não olhar mais as fotos antigas com desespero (como foi que engordei tanto?), especialistas deram dicas de como mudar algumas atitudes e pensar em um cardápio menos calórico. E, claro, com o parceiro como aliado nessa jornada!
CASAR ENGORDA?
Existem pesquisas no Brasil e no exterior que comprovam que homens e mulheres engordam depois do casamento pelo fato de quererem sempre agradar um ao outro com comidas cada vez mais saborosas. “Durante uma conquista, o indivíduo se cuida mais para agradar ao outro. Com o casamento, o objetivo da conquista já foi concluído e, por isso, a pessoa tende a relaxar mais. Passam a sair menos de casa e quando saem possuem como objetivo apenas comer, assim acabam negligenciando o cuidado com o corpo e o famoso ‘deixa para amanhã’ começa a ser seu maior companheiro”, afirma Naiara O. Mariotto, terapeuta cognitivo-comportamental com especialidade em relacionamentos e equilíbrio emocional. Para evitar que isso aconteça, não abra mão do cuidado com o corpo e a saúde só porque casou.
APOIO É FUNDAMENTAL!
Conseguir convencer uma pessoa a fazer dieta não é uma tarefa fácil. Mas se tem alguém do lado, incentivando e mudando os hábitos alimentares junto, a tarefa pode ser mais simples. “Para estimular o namorado ou o parceiro, faça com que ele se sinta convencido do quanto a sua perda de peso será benéfica para sua vida. É legal também mostrar o quanto você está se sentindo orgulhosa por ele ter tomado essa atitude de mudança”, diz. Feito isso, a especialista recomenda traçar uma meta em conjunto. “Entenda como ocorrerá a dieta: ajude-o na marmita e na compra de alimentos mais saudáveis, cozinhem e façam exercícios juntos. Elogie cada conquista, reforce mais esforços do que fracassos e durmam bem.
HÁBITOS ALIMENTARES
“Se você e seu marido têm hábitos alimentares muito diferentes, comecem comendo saudavelmente pelo menos nas refeições principais. Inclua frutas, cereais integrais, como aveia, trigo e arroz, sementes, como chia e linhaça, muita salada e proteínas”, diz a nutricionista da Estima Nutrição (SP) Bruna Benedetti.
A VIDA SOCIAL CONTINUA!
“Não é porque vocês estão dispostos a emagrecer que precisam parar de sair. É só tirar o foco da comida: em vez de restaurantes, vá ao cinema, teatro e parque. Caso o passeio envolva comida, opte pelos pratos que priorizem as saladas e verduras.”
CARDÁPIOS PARA FAZEREM JUNTOS
Dia 1
Café da manhã
■ 1 copo de suco de melancia com gengibre, 2 fatias de pão integral, 1 fatia de ricota
Lanche da manhã
■ ½ mamão papaia, 1 colher (sopa) de aveia
Almoço
■ 1 prato (sobremesa) de rúcula, couve e alface, 7 tomates-cereja, 5 rodelas de pepino, 5 rodelas de cenoura, 4 fatias de mandioca assada, 1 filé de peito de frango grelhado
Lanche da tarde
■ 1 iogurte natural, 1 colher (sobremesa) de chia
Jantar
■ 2 conchas de sopa de legumes
Dia 2
Café da manhã
■ 2 ovos mexidos + 1 colher (sopa) de queijo cottage, 1 xícara (chá) de café
Lanche da manhã
■ 1 punhado de oleaginosas (amendoim, amêndoa, castanhas)
Almoço
■ 1 prato (sobremesa) de alface, repolho e espinafre, 1 posta de salmão com molho de ervas, 3 colheres (sopa) de arroz integral
Lanche da tarde
■ 1 copo de vitamina de abacate
Jantar
■ 6 ramos de brócolis, ½ tomate, 5 pedaços de beterraba, 1 filé de carne vermelha magra