O filme ‘Silvio‘, dedicado ao apresentador Silvio Santos, será lançado nesta quinta-feira (12) com a promessa de abordar um lado que o público não conhece em sua história: o Senor Abravanel – nome de batismo do comunicador. Mas, afinal, o que esperar do filme ‘Silvio’? AnaMaria já assistiu e te conta a seguir!
‘Silvio’ foca em um dos momentos de maior tensão da vida do apresentador: o sequestro em agosto de 2001. Para quem não recorda, Patrícia Abravanel foi feita de refém por Fernando Dutra Pinto durante uma semana e liberada após o pagamento do resgate de R$ 500 mil. Dias depois, o mesmo sequestrador invadiu a mansão da família e fez o próprio Silvio Santos de refém. O caso foi acompanhado por todo o país pela televisão.
O longa, portanto, retrata os momentos em que o apresentador precisou usar seu poder de comunicação para negociar sua liberdade e a de seu sequestrador com a polícia militar de São Paulo. Para o telespectador é praticamente impossível saber até que ponto todas as cenas são uma cópia fiel da realidade. Mas, ainda assim, elas entregam a emoção que precisam, sem deixar que a figura de Silvio fique caricata.
A caracterização e interpretação, inclusive, foram preocupações do diretor Marcelo Antunes. “O maior desafio era sair da caricatura, do personagem, que ele mesmo criou para si. Como é o Silvio na intimidade? Descobrir isso, decidir e arriscar foi um desafio”, afirmou durante coletiva de imprensa.
Mesmo que a caracterização cause certa estranheza em um primeiro momento, Rodrigo Faro, que interpreta Silvio Santos, e Johnnas Oliva, que faz Fernando, entregaram a seriedade e a tensão do sequestro, trazendo leves toques de humor – como se o apresentador veterano estivesse tentando descontrair para aliviar o nervosismo.
A história de Senor
Ainda que o sequestro seja a história principal, o filme vai além e mostra como Senor Abravanel se tornou Silvio Santos, o maior apresentador da televisão brasileira.
A produção, portanto, nos revela detalhes de sua história, como quando quase foi preso por ser camelô, a ausência do pai alcoólatra, a participação no concurso da Rádio Guanabara ao lado de Chico Anysio, a grande parceria com Manoel de Nóbrega na Rádio Nacional e até a abertura do SBT.
Entretanto, o que mais chama atenção em ‘Silvio’ é seu relacionamento pouco comentado com Maria Aparecida, a Cidinha. É no filme que o público entende que seu primeiro casamento foi escondido por longos anos para que não atrapalhasse a imagem de galã do apresentador Silvio Santos diante do fiel público feminino.
Colegas de trabalho: por que só tinha mulheres na plateia de Silvio Santos?
Focado nos negócios, Silvio Santos esteve distante da família em muitos momentos e não acompanhou a esposa quando ela teve a saúde debilitada pelo câncer. Esse seria um dos motivos para o apresentador ter uma relação conturbada com a primogênita Cintia.
Quem é a filha favorita de Silvio Santos? Apresentador não escondeu preferência
Ao longo da trama, Senor se mostra arrependido por não ter participado ativamente da vida das filhas mais velhas e de Cidinha. Pai e filha só conseguem se entender efetivamente anos depois, após toda tensão do sequestro.
‘Silvio’ é claramente um filme popular. É possível dizer que o longa é mais sobre Senor Abravanel do que a figura Silvio Santos, já que apresenta muito mais o lado pessoal do apresentador.
“Uma das coisas que mais me atriu nesse projeto é esse outro lado, que tem a ver com o Senor Abravanel olhar para trás e refletir sobre as escolhas que ele fez. O Silvio Santos já tem vários livros, autobiografias, documentários, ou seja, a figura pública já é muito conhecida. Mas, a figura que está por trás, o Senor, é o mais interessante. É uma interpretação nossa, revendo as poucas vezes em que ele se expôs”, afirma o diretor.
Vale lembrar que o filme não teve apoio do SBT e foi feito com base em pesquisa e entrevistas com pessoas que fizeram parte da vida do veterano.
De acordo com Rodrigo Faro e todos os produtores, Silvio Santos não autorizou, mas também não desautorizou o filme, embora tenha se mostrado feliz em ser representado por Faro.
O veterano morreu aos 93 anos, semanas antes da estreia, e não assistiu ao longa.
Leia mais:
Após 15 anos, Rodrigo Faro volta atuar para ser Silvio Santos: ”Desafio da vida”
Qual o valor da fortuna de Silvio Santos? Saiba quantos bilhões o apresentador deixou