Você piscou e os hidratantes labiais parecem estar em todos os lugares – é assim que acontece com a maioria das tendências de beleza. Mas quer saber a verdade mesmo? Eles sempre estiveram presentes nas farmácias e em nossas vidas (os famosos hidratantes da Nivea são a prova viva disso).
Porém, após a pandemia, a onda do autocuidado e da rotina de skincare vieram tão forte que a busca pelo produto também vem aumentado. Desde então, os hidratantes labiais se tornaram o item mais querido e, mais importante, indispensável da bolsa de muitas mulheres.
Com ou sem cor, brilho ou não, textura fina ou grossa – muitas marcas já notaram a demanda. Não é à toa que o mercado de beleza nunca viu tantos lançamentos de hidratantes labiais ao mesmo tempo. E não se engane: há, sim, algumas diferenças entre eles que você precisa saber antes de escolher qual irá ser seu fiel escudeiro. Confira a seguir com AnaMaria:
Diferenças entre hidratantes labiais
Lip balm
Segundo Luiz Romancini, dermatologista e CPO da Creamy, marca que acaba de entrar no mercado dos hidratantes labiais com uma coleção de lip balms, explica que a principal característica desse tipo é a textura firme e espessa, diferente dos outros que ainda veremos.
Apesar de promover brilho e cor aos lábios, o lip balm se trata de um produto de skincare, que, por ser prático e versátil, pode ser utilizado em qualquer hora do dia e ocasião. “Uma grande vantagem do lip Balm é que seus efeitos ultrapassam o momento presente. Você pode utilizá-lo à noite, como uma etapa do skincare, e sentir seus efeitos pela manhã, sem precisar necessariamente usá-lo de manhã”, diz o especialista.
Mesmo assim, a boa notícia é que ele pode ser combinado com outros produtos labiais: “O mais é comum é a combinação batom e lip balm, os quais possuem propostas diferentes e complementares, o primeiro foca mais em tonalidade, enquanto o lip balm possui o viés de tratamento.”
“Contudo, também vemos por aí combinações mais inusitadas, como lip balm e lip oils, lip balm e gloss, tudo vai depender do resultado desejado”, ele completa.
Lip oil
Como o próprio nome já indica, o lip oil é um hidratante para os lábios em óleo. Entre os que estão na lista, é um dos favoritos do momento por dar um efeito luminoso, mais volume e com textura leve sem deixar os lábios grudentos, como o gloss, que, às vezes, leva essa fama.
Enquanto o lip balm tem uma textura mais densa, o lip oil tem textura leve e deixa um brilho nos lábios, que até se assemelha ao gloss labial, se não fossem pelas diferenças no sensorial entre os dois. “Tanto o gloss como lip oil tem aspecto de volume e brilho nos lábios, mas o gloss tem uma textura pegajosa e o lip oil, não”, afirma a co-fundadora Care Natural Beauty, Patrícia Camargo.
E, por mais que a textura seja em óleo, não tem perigo de escorrer da boca. De acordo com a Patrícia, a tecnologia empregada na composição e, no caso da Care, o blend de óleos usados, é o que faz com que a textura seja fina, mas não tanto para também aderir aos lábios.
Na maquiagem, o lip oil pode ser usado sozinho, para quem prefere um visual mais natural, de “clean girl”, como primer labial sob o batom ou, até, para dar volume na boca. De qualquer maneira, seu uso pode ser combinado com outros produtos labiais para conferir um efeito luminoso.
E o gloss?
E a pergunta que não quer calar é: quando o gloss virou um hidratante labial para estar na lista? Uma boa entendedora já raciocinou que o gloss se assemelha com os novos hidratantes labiais favoritos em dois aspectos: na cor e na textura. Mas, é verdade: em sua maioria, o gloss não tem o potencial de hidratar.
“A principal diferença quando escolhemos o gloss é por conta do brilho intenso, duradouro e, em alguns produtos, há glitters e fundo de cores para potencializar o efeito glossy“, diz Paloma Castro, maquiadora oficial de Nina Makeup.
O gloss é conhecido como a parte final da maquiagem, como um batom, que perdeu a força pelo desejo de trazer brilho à boca: “O gloss é focado em um efeito mais brilhoso de embelezamento dos lábios”. No entanto, o gloss pode, sim, trazer o melhor dos dois mundos aos nossos lábios.
Hoje, no mercado de beleza, encontramos diferentes formulações. Por exemplo, quem já viu escrito na embalagem de um produto os termos vitamina E, manteiga de karité e, claro, ácido hialurônico? Se sua escolha for boa, você conseguirá cor, brilho, hidratação e textura de batom em um único item.
Afinal, tem um melhor?
A escolha de uma dessas três variações de hidratantes labiais vai depender de uma única exigência: o que você preferir, seja por gosto pessoal ou necessidade. Tanto o lip balm quanto o lip oil tem potencial hidratante e se comprometem com ativos específicos em suas formulações para essa função.
O gloss, como vimos, não tem essa preocupação, mas, dependendo da composição, pode ser uma boa opção para quem quer pular uma etapa e conseguir brilho e hidratação em um produto. Já em relação aos outros dois, a textura é o que falará mais alto: se quiser uma textura espessa, opte pelo lip balm, ou se preferir algo mais natural, o lip oil é ideal.
Leia também:
A maquiagem nacional é a melhor opção e Niina Secrets conta os motivos
Como saber se o produto é original? Confira dicas práticas