As meninas nos Estados Unidos estão entrando na puberdade mais cedo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard revelou que as meninas nascidas entre 2000 e 2005 começaram a menstruar, em média, aos 11,9 anos — meio ano antes da média de 12,5 anos para aquelas nascidas entre 1950 e 1969. Entenda o que explica esse fenômeno!
Além disso, a nova geração apresenta uma probabilidade maior de iniciar a menstruação precocemente (15,5% contra 8,6%) e muito cedo (1,4% contra 0,6%).
Puberdade mais cedo: sinal de desigualdade
Os pesquisadores descobriram que, embora todas as meninas estejam menstruando mais cedo, isto é, iniciando a puberdade, aquelas que enfrentam condições de pobreza ou pertencem a minorias raciais têm ainda mais chances de iniciar a menstruação em uma idade mais jovem.
Para realizar essa pesquisa e identificar a puberdade mais cedo, os cientistas analisaram dados de mais de 71 mil mulheres que participaram de um estudo de saúde em larga escala. As participantes foram divididas em cinco faixas etárias: nascidas entre 1950-1969, 1970-1979, 1980-1989, 1990-1999 e 2000-2005.
A primeira menstruação de uma menina foi considerada precoce se ocorresse antes dos 11 anos, muito precoce se antes dos 9 anos, e tardia se aos 16 anos ou mais. O estudo mostrou que, ao longo dos anos, a idade média da primeira menstruação vem diminuindo. Além disso, as meninas estão levando mais tempo para que seu ciclo menstrual se torne regular.
Possíveis explicações
Os pesquisadores também observaram que o peso das meninas pode explicar, em parte, por que a menstruação começa mais cedo. A obesidade infantil, reconhecida como um fator de risco para o início da puberdade mais cedo, pode estar contribuindo para essa mudança.
Outras possíveis explicações incluem padrões alimentares, estresse, experiências adversas na infância e fatores ambientais, como poluição do ar e produtos químicos que afetam os hormônios.
Leia também:
Como minimizar os sintomas da TPM: dicas eficazes para aliviar o desconforto
Anabolizante e fertilidade: quais os efeitos do uso de ‘bomba’ na reprodução humana?
Cães para tratar ansiedade? Entenda como os animais podem ajudar