A indústia musical não tinha um escândalo tão grande, como o caso P. Diddy, desde a condenação do produtor R. Kelly, também conhecido como o rei do estilo R&B, por extorsão e tráfico sexual – e nem do julgamento de Kesha contra o também produtor Dr. Luke, quando a cantora o acusou de abuso sexual, mas não foi bem sucedido (para ela, pelo menos).
A trajetória de Diddy na música foi marcada pelo sucesso como empresário e produtor. Ele se destacou por lançar artistas como Usher e Mary J. Blige, além de fundar a gravadora Bad Boy Records. Seu nome, no entanto, está agora ligado a graves acusações que estão abalando não só sua carreira, mas também o círculo de celebridades ao seu redor.
O caso P. Diddy veio à tona na internet quando as acusações contra o músico resultaram em sua prisão no último dia 17. Os crimes incluem tráfico sexual e promoção da prostituição, segundo informações da Promotoria de Nova York.
Irmãos Menendez: conheça o caso real da família
Na internet, questionamentos sobre as relações do rapper com figuras da música e do entretenimento também surgiram, logicamente por ser antigo e influente na indústria. Algumas dessas celebridades são citadas diretamente no processo e outras, apenas mencionadas pela imprensa ou como especulações.
A seguir, AnaMaria explica todas as acusações do caso P. Diddy e quem está envolvido – ou não – na polêmica do rapper.
Quem é Sean “Diddy” Combs e quais são as acusações?
Sean “Diddy” Combs, um dos ícones do hip-hop, foi preso após meses de investigações que revelaram seu suposto envolvimento em tráfico sexual, associação ilícita e promoção da prostituição. Segundo os documentos da acusação, Diddy teria usado sua posição na indústria musical para coagir e abusar de diversas pessoas ao longo de décadas.
Atriz Cristina Pereira revela ter sido vítima de abuso aos 12 anos
O rapper se declarou inocente, mas a gravidade das acusações fez com que a fiança fosse negada, e ele segue preso aguardando julgamento. Caso seja condenado, Diddy pode vir a enfrentar pena de prisão perpétua.
Ao longo dos últimos dias, o caso P. Diddy chocou os fãs, principalmente aqueles sem intimidade com o universo do rap. Alguns tiveram dúvidas sobre o envolvimento de outras personalidades no caso que, por anos, estiveram próximas ao magnata da música. A resposta para o questionamento na cabeça dos internautas é: sim, nomes conhecidos foram citados no processo – veja a seguir:
Quem são os envolvidos no Caso P. Diddy?
Cassie Ventura
A cantora Cassie, ex-namorada de Diddy, foi uma das primeiras a formalizar acusações contra o rapper. Eles começaram a namorar quando tinha 19 anos e Diddy, 37, quando foi contratada pelo selo Bad Boy Records.
Em 2023, Cassie o acusou de agressão sexual, mas o vídeo de Diddy a agredindo só veio a público em maio de 2024. Embora o caso tenha sido resolvido fora dos tribunais, ele desencadeou uma série de novas denúncias que ampliaram as investigações no caso P. Diddy.
Cuba Gooding Jr.
Rodney “Lil Rod” Jones também está no centro do processo. Ex-produtor de Sean Diddy, ele o acusou de assédio sexual e acrescentou o ator Cuba Gooding Jr. ao caso, alegando que Gooding havia o assediado em um iate, após ser apresentado por Diddy.
O ator, que já enfrentou acusações de estupro anteriormente, aparece no caso como mais uma figura envolvida nas polêmicas do magnata do hip-hop.
Yung Miami
A rapper Yung Miami, que já teve um relacionamento com Diddy, também foi citada. De acordo com as acusações, ela teria recebido pagamentos para trabalhar como profissional do sexo para Diddy e chegou até a alugar um avião para transportar drogas para o rapper.
Jones ainda afirma que a prima de Yung Miami também o teria agredido sexualmente em 2022.
Outras figuras mencionadas no caso
Além desses nomes de destaque, o processo também inclui outros grandes personagens do mundo da música. O Los Angeles Times relata que o caso envolve figuras como o filho de Diddy, Justin Dior Combs, e o presidente da Universal Music Group, Lucian Grainge. Embora alguns deles não tenham acusações diretas, eles foram mencionados por suas relações com o rapper.
Uma pessoa que causou surpresa ao ser citada no caso P. Diddy foi o príncipe Harry. Não há acusações contra ele, mas ele foi mencionado como exemplo das poderosas conexões sociais, que incluíam festas frequentadas por membros da realeza e outras celebridades internacionais.
Leia também:
Linkin Park no Brasil: veja todos os detalhes sobre o show extra!
Brasileira de 16 anos é indicada ao Grammy Latino: descubra história dela!