Carlos Moreno, conhecido como ‘garoto BomBril‘, marcou gerações com sua imagem nas campanhas publicitárias da marca. Nascido em São Paulo, ele começou cedo no teatro e depois se destacou na publicidade, entrando até para o Guinness World Records pela longevidade de seu personagem, que durou 35 anos.
O contrato com a marca acabou em 2004, após 337 comerciais. Além da atuação, Carlos Moreno é formado em Arquitetura pela USP e fez mestrado em Desenho Gráfico nos EUA. Ele também atuou como figurinista e cenógrafo, além de apoiar a Associação Brasileira de Alzheimer, devido ao diagnóstico de sua mãe.
A história por trás do garoto BomBril
A criação do garoto BomBril foi estratégica. O objetivo do personagem era não ser um vendedor agressivo, mas alguém simpático e respeitoso. De acordo com Carlos Moreno, o personagem sempre evitou a típica abordagem de dizer que o produto era “o melhor”, preferindo um tom mais humano. Essa abordagem conquistou o público e garantiu o sucesso da campanha de 1978 até 2004.
Carlos Moreno e a importância do sucesso publicitário
O sucesso inesperado da campanha acabou rendendo a Carlos Moreno 35 anos de contrato com a BomBril. Ele relembra que o projeto inicial era apenas quatro filmes publicitários para diferentes produtos da marca. Porém, a repercussão foi tão positiva que a campanha foi renovada continuamente, criando uma das mais icônicas figuras da publicidade brasileira. Carlos Moreno chegou a mencionar, de forma bem-humorada, como seria o “céu ideal” para o garoto BomBril: “Forrado de nuvens de BomBril e anjos com auréolas limpas com esponja de aço”.
O ator continua marcado na memória do público como um exemplo de humanização na publicidade, além de manter-se envolvido em causas sociais e outros projetos artísticos. Atualmente, Carlos Moreno segue fazendo comerciais para a TV. Em 2019, Moreno estrelou campanhas para a Netflix e Serasa.
Leia também:
Garoto bombril e outras: relembre as propagandas de Washington Olivetto