Publicitário Washington Olivetto morreu aos 73 anos na noite de domingo (13); ele é o criador de diversas propagandas emblemáticas do país
Morreu o publicitário Washington Olivetto aos 73 anos, no último domingo (13), no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia. Com uma carreira repleta de trabalhos icônicos, ele se tornou um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Relembre a seguir as propagandas de Washington Olivetto.
É provável que você tenha guardado na sua memória algumas propagandas marcantes que foram exibidas na televisão. Washington Olivetto, por exemplo, foi quem desenhou boa parte dessas campanhas, como os comerciais com o 'Garoto Bombril'.
Fabiano, garoto-propaganda da Casas Bahia, após assumir sexualidade: "Foi libertador"
Ao todo, Washington Olivetto recebeu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e foi eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Além disso, ele também venceu o Clio Lifetime Achievement Award, um dos prêmios de maior prestígio da publicidade mundial.
Algumas campanhas do publicitário estão gravadas no imaginário popular, sem que ao menos as pessoas saibam quem foi seu criador. A seguir, relembre as principais propagandas de Washington Olivetto.
Quanto Madonna recebeu por propaganda do Itaú? Valor de cachê é recorde no Brasil
1. Garoto Bombril
É difícil não lembrar dos comerciais estrelados por Carlos Moreno como o 'Garoto Bombril'. Olivetto tinha apenas 27 anos quando criou um dos grandes símbolos da TV nacional. Desde 1978, a marca de esponja de aço teve inúmeros comerciais com o mesmo 'Garoto Bombril'.
Uma das propagandas mais icônicas criadas por Washington Olivetto: o Garoto Bombril. pic.twitter.com/TW5ROjTZjX
— Blog do Beck (@blogdobeck) October 13, 2024
2. Primeiro sutiã
Olivetto foi quem produziu os únicos dois comerciais brasileiros que estão na lista dos 100 maiores de todo o mundo. Um deles é o 'Primeiro Sutiã', desenvolvido em 1987 para a marca Valisère.
No filme, uma adolescente se sente mais confiante depois de ganhar seu primeiro sutiã. Desde então, a frase 'o primeiro a gente nunca esquece' ganhou repercussão e tornou-se um ditado popular.
MORRE WASHINGTON OLIVETTO, GÊNIO DA PUBLICIDADE ANCORADA NA SIMPLES BRASILIDADE. CRIOU PEÇAS QUE ESTÃO NO IMAGINÁRIO DA POPULAÇÃO COMO " O PRIMEIRO SUTIÃ A GENTE NÃO ESQUECE" pic.twitter.com/0S2m86jc5F
— aedo53 (@aedo53) October 14, 2024
3. Hitler
Outra propaganda de Washington Olivetto que está na lista de 100 maiores do mundo é o filme 'Hitler' para o jornal Folha de S. Paulo, produzido em 1989.
Durante um minuto, o espectador assiste uma tela com pontos pretos e brancos, enquanto ouve o narrador falar sobre alguns feitos econômicos positivos. Somente no final, o vídeo revela a imagem de Adolph Hitler e diz: 'é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade'.
Os filmes Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, e Hitler (1988), para a Folha de S.Paulo, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.
— carlos sartori (@carlossartori) October 13, 2024
Washington Olivetto RIP #RipOlivettopic.twitter.com/vylNbKjf5T
4. O pingo
Aos 18 anos, sem concluir o curso de publicidade e propaganda, Washington Olivetto foi contratado por uma agência e, em poucos meses, criou a campanha 'O Pingo' para a Deca.
No filme, uma torneira fica pingando água por 21 segundos. Em seguida, o locutor fala sobre a nova torneira com vedação da marca e diz: 'por isso, se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar'.
Foi este comercial que deu a Olivetto um Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, o primeiro de sua carreira.
5. O homem de 40 anos
O comercial que deu o primeiro Leão de Ouro para Washington Olivetto foi 'O Homem de 40 Anos'.
A propaganda exibe as imagens de homens famosos que atingiram o sucesso depois dos 40 anos de idade, como Albert Einstein e Donald Trump. O narrador, então, fala sobre empresas que deveriam contratar homens com mais de 40 anos, retirando a exigência de idade de suas vagas.
Essa propaganda feito por Washington Olivetto de 1974, foi a primeira que ganhou o Leão de Ouro de Cannes.
— Anderson Viana (@andersonviana75) October 13, 2024
Chamada o Homem de 40 anos. É cada vez mais atual, relata a dificuldade no mercado de trabalho e mostra imagens de homens que fizeram sucesso com mais de 40 anos… pic.twitter.com/oYNSHG5GOX
Leia mais:
Natural, zero e fit: como reconhecer propaganda enganosa em rótulos de alimentos?
Apostas esportivas: governo restringe propagandas com influenciadores e famosos