Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Nossa vida é pura correria e nos desgastamos para dar conta de tudo. O problema é que, muitas vezes, vamos contra a nossa natureza e é aí que os problemas (de saúde) aparecem! Precisamos entender como isso funciona. Para isso, convidei para esta conversa a nutricionista Nathalia Escudeiro.
Nathi nos conta que, naturalmente, nosso dia já é dividido em partes. E é a nossa fisiologia quem dita os melhores momentos para realizarmos atividades que exijam mais coordenação, agilidade, força ou concentração. Em uma perfeita orquestra, produzimos hormônios que favorecem cada momento destes, seguindo um ciclo ideal para nossa natureza, chamado ciclo circadiano.
Entretanto, o nosso dia a dia e as tarefas excessivas nos forçaram a inverter o funcionamento deste ciclo, sendo por isso que já começamos o dia cansados. Além disso, com o estresse da vida urbana, tendemos a consumir alimentos de difícil digestão na hora errada.
Para evitarmos esta “inversão do metabolismo”, preparamos 5 dicas importantes!
- Duas horas antes de dormir, evite os eletrônicos, pois eles têm luz azul e inibem a produção dos hormônios que favorecem o sono reparador;
- Ao anoitecer, diminua a luminosidade do seu quarto e do restante da casa. Abajures cairão muito bem!
- Tome um banho quente antes de dormir e um banho mais frio ao acordar;
- Pela manhã, faça as atividades mais difíceis e desafiadoras.
- No almoço, faça uma refeição bem completa, mas sem excessos de carboidratos de baixa qualidade. E no jantar, procure escolha os alimentos de fácil digestão.
Vamos colocar tudo isso em prática e assim fazer as pazes com a nossa natureza?
*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Aqui na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial