As eleições brasileiras vem dando o que falar, e o assunto chegou até nas plataformas de streaming de áudio, como o Spotify.
No ranking das “Top 50” músicas mais ouvidas no Brasil, várias delas fazem referência às eleições.
Uma delas se encontra na primeira posição: ‘Tá na hora do Jair já ir embora’, interpretada por Juliano Doidão e Juliano Maderada. A canção se inspira em sons nordestinos e tem uma melodia animada, que se coloca contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno.
Mais abaixo, encontram-se ‘Lula lá no funk’ – que faz um remix no ritmo do funk com uma frase do candidato eleito, Luis Inácio Lula da Silva (PT) – e ‘Lula lá 2022’ – música da campanha do petista.
Em seguida, apesar de não ter sido produzida por causa das eleições, a música ‘Vai Dar PT’, de Leo Santana, acabou sendo incorporada pelos apoiadores do ex-presidente em sua campanha.
Isso porque, na mesma canção, estão as frases “faz o L” e “vai dar PT”, ambas relacionadas à campanha de Lula em 2022. Vale destacar que Leo Santana não declarou voto nestas eleições, mas segue Bolsonaro no Instagram, criando suspeitas sobre sua posição política.
Por último, uma música a favor do candidato do Partido Liberal figura na 45ª posição da lista. Trata-se de ‘Capitão do Povo’, que usa termos típicos da campanha bolsonarista como “mito”, “família”, “capitão” e “Deus”.
RESULTADO ELEITORAL
Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, é eleito o novo presidente do Brasil, neste domingo (30). Com 98,81% das urnas apuradas, o petista já tem a maioria, com 50,83%, que representa mais de 58 milhões de votos.
A disputa se manteve acirrada durante toda a apuração das urnas, de forma que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 49,17% dos votos, que dá cerca de 56,8 milhões. Portanto, a distância entre os dois candidatos é de mais de 1,9 milhão.
Lula venceu em 13 estados, entre eles todos os do Nordeste, Amazonas, Pará e Tocantins. Enquanto Bolsonaro venceu nas outras 14 unidades federais e no Distrito Federal.
Este é o terceiro mandato de Lula. Ele venceu as eleições de 2002 e de 2006. Vale lembrar que ele já declarou que será seu último mandato, visto que não pretende se candidatar novamente.
O petista só assume o cargo da presidência no dia 1º de janeiro de 2023.