O time de empresas que decidiu passar por uma mudança significativa de identidade ganhou um reforço: a Jaguar. A tradicional fabricante britânica de veículos de luxo surpreendeu ao anunciar a atualização de seu logotipo, nesta semana, descartando o famoso felino.
O novo emblema busca marcar um período de transição para a montadora, além de compor o plano de passar a ser totalmente elétrica. O processo de reposicionamento, conhecido na área de marketing como ‘rebranding‘, veio a pedido de Sir William Lyons, o fundador da Jaguar.
Na nova identidade visual, o animal símbolo dos carros da marca desde 1950 sai — assim como a antiga tipografia. No lugar, entram letras mais arredondadas, escritas em caixa baixa e com maior espaçamento entre elas. A alteração gera sensação de minimalismo. Veja a campanha da Jaguar a seguir:
“Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para o público contemporâneo”, comentou Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar. O CEO Rawdon Glover acrescentou: “Este é um recomeço completo. A Jaguar foi transformada para resgatar sua originalidade e inspirar uma nova geração”.
Agora, os amantes do felino terão que se contentar com a presença dele apenas no toque final ou no acabamento, que é onde ficarão, segundo a empresa. A Jaguar vai exibir as demais mudanças da nova identidade visual na próxima edição do Miami Art Week, em 2 de dezembro.
Repercussão negativa da campanha da Jaguar
O anúncio das novidades veio com uma campanha no estilo moderna: muitas cores, diferentes pessoas e com roupas chamativas. Frases de efeito como ‘quebre os moldes’ e ‘exclua o comum’ também ganharam destaque. Além do ‘Copy Nothing’ (não copie nada), que segue a filosofia do fundador da empresa, defensor da ideia de que um Jaguar não deve ser cópia de nada.
No entanto, o investimento feito pela montadora no marketing não parece ter dado retorno. O anúncio do rebranding foi publicado nas redes sociais e gerou diversas críticas. Alguns entusiastas da marcam defenderam que a volta aos tempos de glória da Jaguar deveria ser com carros a combustão, equipados com motores V8, e não a adesão aos elétricos.
Até mesmo Elon Musk entrou na onda de críticas à Jaguar. O bilionário, que é dono da Tesla, empresa especializada em carros elétricos, ironizou o anúncio: “Vocês vendem carros?”. A marca respondeu: “Sim. Adoraríamos mostrá-los para você. Junte-se a nós para um chá em Miami, a 2 de dezembro?”.
Yes.
We’d love to show you. Join us for a cuppa in Miami on 2nd December?
Warmest regards,
Jaguar— Jaguar (@Jaguar) November 19, 2024
Veja outras críticas à campanha da Jaguar:
What do you make of Jaguar’s rebrand? 👀
📸 Jaguarhinsdale pic.twitter.com/MeHyYsiZci
— Motorsport.com (@Motorsport) November 20, 2024
Jaguar’s logo pic.twitter.com/h1AskdEGWu
— Godman Chikna (@Madan_Chikna) November 20, 2024
#BoycottJaguar along with any other business that STILL DOESN’T GET IT
— CrusaderX ✝️ 🕊️ 🇨🇦 (@CanuckCrusaderX) November 19, 2024
This is surely a joke.
— Jautry (@JautryTX) November 19, 2024
Entra facilmente para o top 3 de pior rebrand alguma vez feitos.
Mataram a marca.
Eu não acredito que conseguiram fazer isto a uma das marcas britânicas mais icónicas de sempre.
Que tristeza. https://t.co/Sku53EbbCY
— Politicamente Insensível (@Simao_Jorgensen) November 20, 2024
Se a intenção da Jaguar era que as pessoas falassem sobre a Jaguar, a nova campanha de marketing foi um sucesso.
Resta saber se vão vender mais carros por causa disso, o que é pouco provável.
— Zanfa (@Zanfa) November 20, 2024
E você, o que achou da nova logo da montadora britânica?