O Governo Federal decretou ponto facultativo para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa já na próxima quinta-feira (20). A medida foi acatada por Luiz Inácio Lula da Silva após o pedido da ministra dos Esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser.
A decisão inédita – anteriormente, somente jogos da Seleção Brasileira do Mundial Masculino davam direito ao benefício – afeta apenas repartições federais. Sendo assim, apenas servidores públicos federais poderão se ausentar de suas funções nos horários determinados.
Os funcionários poderão se ausentar durante as partidas e até duas horas após o apito final. Dos três jogos do Brasil na fase de grupos da competição disputada na Austrália e Nova Zelândia, dois começam às 7h e um às 8h – no entanto, uma das partidas ocorrerá em um sábado.
DIAS E HORÁRIOS
Marta, Bárbara, Debinha e as demais convocadas estreiam daqui a mais de uma semana, contra o Panamá, na segunda-feira (24). Como o jogo será às 8h, os servidores poderão se apresentar no trabalho ao meio-dia.
O Brasil volta ao campo no dia 25, em um sábado. A partida contra a França será às 7h – desta forma, os funcionários que trabalham no dia voltarão às suas funções 11h. O mesmo acontece no último jogo da primeira fase, quando a seleção feminina irá enfrentar a Jamaica, no dia 02/08, uma quarta-feira.
Os dias e horários das partidas do mata-mata só serão conhecidos após o encerramento da fase de grupos e dependem da classificação brasileira, que, ao lado da França, é favorita para avançar. Vale mencionar que as brasileiras nunca conquistaram o título – o melhor resultado foi o vice de 2007.
OFICIALIZAÇÃO DA DECISÃO
A decisão foi confirmada pelo Ministério do Esporte à Agência Brasil. A expectativa é que a portaria seja publicada na próxima terça-feira (18) – dois dias antes do início da competição e a seis da estreia brasileira – no Diário Oficial da União.