Em coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva começou a desenhar seu futuro governo e anunciou cinco nomes para os ministérios.
Com alguns rostos já conhecidos da população, Lula informou que Fernando Haddad, Rui Costa, José Múcio Monteiro, Flávio Dino e Mauro Vieira seriam alguns dos escolhidos para assumir as pastas.
- Fazenda: Fernando Haddad;
- Casa Civil: Rui Costa;
- Defesa: José Múcio Monteiro;
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino;
- Relações Exteriores: Mauro Vieira.
Como os futuros ministros da lista divulgada já haviam sidos adiantados pela imprensa, o anúncio oficial não gerou surpresas. No entanto, Haddad, que estava cotado para assumir a Economia, vai comandar o Ministério da Fazenda.
PRÓXIMOS NOMES
Lula também afirmou que irá anunciar o restante dos escolhidos para as pastas já na próxima semana. Segundo o petista, o único impeditivo para o anúncio final é definir a quantidade de ministérios que farão parte de seu governo.
“Já tenho 80% do ministério na minha cabeça, mas não quero um ministério para mim, quero um ministério para as forças políticas que me ajudaram a ganhar as eleições”, disse Lula em entrevista na última semana, indicando que a maioria das pastas já teriam seus ministros definidos.