Xênia Bier morreu nesta segunda-feira (24), aos 84 anos. Seu estilo feminista marcou a geração da época e a deixou bastante conhecida do público. Entre suas participações marcantes na TV, estão ter sido comentarista do programa feminino ‘Mulheres’, na TV Gazeta, e apresentadora do ‘Xênia e você’, na TV Bandeirantes. Ela também participou do ‘TV Mulher’, na Globo, entre 1981 e 1984, ‘Mulher 88’ (TV Manchete) e ‘Mulheres’ (na TV Gazeta, com Ione Borges.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a artista sofreu uma queda de pressão pulmonar, em decorrência de Alzheimer. O falecimento foi confirmado por sua filha, Daniela Bier: “Minha mãe foi a primeira mulher do Brasil a ter um programa de rádio e TV. Tenho muito orgulho de sua história”, falou.
PASSAGEM POR ANAMARIA
Natural de São Paulo e batizada de Vilma Barreto, Xênia foi atriz na TV Cultura, em “As professorinhas”, “Escrava do silêncio” e “O moço loiro”. De 2006 a 2017, Bier foi colunista de TV daqui de AnaMaria, e incentivou constantemente as leitoras com mensagens de autoconfiança, perseverança e liberdade.
“Xênia sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. Forte, decidida, segura, empoderada, sua voz sempre ecoou fortemente a favor da igualdade feminina. Dona de uma personalidade forte, de uma inteligência ímpar e sem papas na língua, ela permanecerá para sempre em nossa memória como um exemplo e grande inspiração a todas nós. Descanse em paz”, diz a jornalista Karla Precioso, editora de AnaMaria.
CRÔNICAS DA XÊNIA
Relembre alguns textos escritos pela colunista para a revista AnaMaria: