Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser assunto nas redes sociais, no último domingo (30), após um vídeo repercutir mal entre os internautas. Nas imagens, o presidente aparece comendo frango com as mãos e sujo de farofa em uma barraca em Brasília (DF). Com isso, a expressão ‘Bolsonaro porco’ entrou para os trending topics do Twitter.
O vídeo, que foi publicado por Fábio Faria (PSD), ministro das Comunicações, pegou mal, uma vez que foi interpretado como uma tentativa de mostrar o chefe de Estado como um “homem do povo” e, consequentemente, desviar a atenção da notícia do jornal O Globo de que o ex-militar gastou quase R$ 30 milhões no cartão corporativo durante seus três anos de mandato.
Além disso, o vídeo também foi apontado como uma prática comum do período pré-eleitoral, em que políticos costumam comer alimentos populares, como pastel de feira, coxinha, frango assado, para criarem uma imagem de humildade e se aproximarem mais dos eleitores. No entanto, foram diversos os comentários negativos sobre as imagens de Bolsonaro. Confira:
POR TRÁS DAS CÂMERAS:
A farsa do Jair Bolsonaro simples, sendo povo, comendo frango com farofa, mas q viralizou como Bolsonaro porco!
Dessa vez não deu certo Carluxo! pic.twitter.com/pZvZAPyfuQ— Alexandre Estefan (@aleestefan) January 31, 2022
Bolsonaro Porco!
Fabio Faria apaga vídeo com Bolsonaro todo coberto de farofa após a repercussão negativa. Não tem nada de popular, é porco mesmo. Não consegue comer um frango com farofa sem fazer lambança, imagina governar um país pic.twitter.com/1CLz2HTzXf— Ivan Valente (@IvanValente) January 31, 2022
O vídeo de Bolsonaro comendo farofa foi milimetricamente calculado para transmitir a imagem de homem do povo .
Meio porco, mas do povo.— Professor Eulavo (@Eulavomeucarv) January 30, 2022
A propaganda é de um presidente simples que derruba farofa de frango na roupa. Tudo isso no dia em que são revelados os gastos do cartão corporativo e se apura que ele gastou R$ 822 mil por mês desde o início do mandato. Bolsonaro é uma fraude. pic.twitter.com/ZrOqJM6lFt
— Anonymous (@AnonNovidades) January 30, 2022
Na rede social, Bolsonaro faz vídeo sujo de farofa pra se dizer humilde.
Na vida real, o presidente torra quase UM MILHÃO DE REAIS por mês com cartão corporativo.
Hipocrisia acima de tudo.
— Daniel José (@danieljosebr) January 30, 2022
quem poderia imaginar que babando farofa premeditadamente criaria imagem positiva e geraria identificação com algo ou alguém, ao invés de asco, nojo e repugnância? oras, um porcalhão grosseiro. bolsonaro é um pateta fazendo porquice e cometendo grosserias desde sempre.
— Edgard (@Edgard_Piccoli) January 31, 2022
Após a repercussão, Fábio Faria apagou a publicação. Para o portal UOL, ele negou que tenha excluído o vídeo por causa dos comentários negativos e disse que foi retirado do ar apenas porque sua equipe publicou sem sua autorização.
“Não foi jogada política, não fui eu que fiz o vídeo, até porque eu estava em Natal. E também não deletei porque teve repercussão negativa, apenas porque não passou por mim e porque foge dos posts de entregas e realizações que são postados sem minha autorização prévia”, disse à coluna de Carla Araújo.