A empresa Uber disponibilizará serviços de corrida em moto em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (5).
De acordo com a plataforma, esta modalidade de viagens será mais barata do que de carro, o UberX.
Eles ainda informaram que serão disponibilizados capacetes para os passageiros durante as corridas, e que serão higienizados a cada uso. A pessoa também pode optar por usar o próprio capacete.
O serviço de moto já era utilizado em cidades interioranas desde 2020, e foi se expandindo a outras capitais, sendo que hoje atende em 160 municípios.
No entanto, este tipo de corrida encontrou entraves em algumas localidades, como São José dos Campos e São Paulo.
No primeiro caso, a prefeitura apreendeu motos alegando que o mototáxi não era permitido na cidade. A Uber rebateu dizendo que não faz este tipo de serviço, e sim que se enquadra na Polícia Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).
Já na capital paulista, o ex-prefeito Bruno Covas sancionou uma lei, em 2019, proibindo serviços de mototáxi. No entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) julgou a medida como inconstitucional.
Em nota, a diretora de marketing da Uber no Brasil, Luciana Ceccato, disse que a empresa estudou o mercado para Uber Moto diversas cidades e chegou à conclusão de que a modalidade se integra ao transporte público no país.
“Percebemos que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes”, argumentou.
Comentários 1